3 dicas para reduzir gastos em escolas em tempos de crise

Escola em Movimento > Blog > Arquivo Aplicativo Escolar > 3 dicas para reduzir gastos em escolas em tempos de crise

3 dicas para reduzir gastos em escolas em tempos de crise

Posted by: admin
Category: Arquivo Aplicativo Escolar
3 dicas para reduzir gastos em escolas em tempos de crise

Reduzir gastos em escolas sem que haja perda na qualidade dos serviços prestados é algo que todo gestor deseja.

Afinal, o que mais interessa a todos os envolvidos no ambiente escolar são investimentos que trazem os melhores resultados.

Portanto, é preciso rever custos, modificar políticas e mobilizar a todos que exercem alguma atividade neste ambiente rotineiramente, a fim de que novas formas de se executar as mesmas tarefas possam ser feitas de maneira mais econômica. Para isso, listamos 3 dicas para você aprender a reduzir gastos em escolas. Acompanhe nosso post e descubra como!

Identifique os desperdícios

3 dicas para reduzir gastos em escolas em tempos de crise
Reduzir gastos em escolas se torna algo ainda mais crucial em tempos de recursos escassos. Reprodução.

Para reduzir esses gastos, primeiramente, deve-se identificar quais são as fontes de desperdício. Dessa forma, será possível desenvolver ações a fim de fazer com que o setor responsável perceba que estão agindo de maneira inadequada.

Comumente, essa associação é feita somente com a energia, água, papéis, lanches, etc.

Porém, não basta apenas se atentar ao mau uso desses recursos. É preciso também observar que a não utilização correta do tempo para exercer as atividades de nossa responsabilidade também acarretam prejuízos à instituição — e a nós mesmos!

Portanto, observe todas as posturas que podem ser modificadas e adote um modelo de gestão de recursos e do tempo. E para isso, conte sempre com o apoio das tecnologias, pois elas permitirão maior controle sobre estes processos.

Mobilize e treine pessoas para reduzir gastos em escolas

Depois de identificar os desperdícios cometidos no dia a dia da instituição, é preciso desenvolver um plano de ação para mobilizar funcionários, professores, alunos, comunidade e familiares, para que a nova mudança de postura seja geral.

Afinal, de nada adiantará a economia de um, se o outro esbanjar no uso de determinado recurso. E para fazer com que as pessoas percebam seus maus hábitos diários e passem a refletir sobre eles, palestras, treinamentos e grupos de debates devem ser criados para toda a comunidade escolar.

Com base na análise dos principais erros cometidos por cada um dos públicos que compõe a instituição, a direção deve pensar em uma ação que seja capaz de reverter estes comportamentos e proporcionar o melhor aproveitamento dos recursos.

Fique atento aos gastos com comunicação

É preciso muito cuidado para reduzir gastos sem que isso afete o bom desempenho das missões escolares. Para que o processo de ensino e aprendizagem seja feito com maestria, a comunicação entre os públicos da instituição precisa ser constante e eficaz.

Mas será que há uma maneira mais dinâmica e menos custosa de fazer com que uma mensagem chegue até o outro de forma clara, sem que isso afete o orçamento da instituição de ensino.

Para reduzir os custos de comunicação de sua escola, aposte em uma plataforma de comunicação. Já que estamos a todo tempo conectados à internet, porque não enviar mensagens online ao invés de imprimir papéis ou fazer ligações telefônicas?

Por meio de um sistema de mensagem virtual que funcione tanto via computador quanto smartphones, pais, escola, alunos e colaboradores poderão entrar em contato uns com os outros de maneira econômica, ágil e apropriada aos tempos atuais.

Muitas instituições esperam a crise chegar para eliminar gastos desnecessários. Outras já têm a visão de que essa prática deve ser exercida sempre, independente de os tempos estarem frutíferos ou não. Afinal, não há motivo para se gastar algo de maneira desnecessária, não é mesmo?

Por isso, aproveite nossas dicas sobre como reduzir gastos em escolas e coloque-as em ação imediatamente!

E você, quais as práticas que adota em sua instituição de ensino para economizar e eliminar gastos supérfluos? Utilize a caixa de mensagens abaixo e conte para a gente! E ah, não se esqueça de assinar a nossa newsletter para saber mais sobre outros temas relacionados à educação