3 motivos pra escolas realizarem pesquisas com os pais pelo aplicativo

Escola em Movimento > Blog > Arquivo Aplicativo Escolar > 3 motivos pra escolas realizarem pesquisas com os pais pelo aplicativo

3 motivos pra escolas realizarem pesquisas com os pais pelo aplicativo

Postado por: admin
Categoria: Arquivo Aplicativo Escolar
3 motivos pra escolas realizarem pesquisas com os pais pelo aplicativo

Escolas que realizam pesquisas com os pais têm mais chances de atender a expectativa deles. Isso simplesmente pelo fato de estarem atentas às suas demandas e fazendo de tudo para manterem o alto engajamento entre eles.

Há casos em que, por não participarem das reuniões, os pais tornam-se ausentes, deixando de passar à escola aquilo que pensam. Acima de tudo, deixam de expressar aquilo que esperam da escola.

3 motivos pra escolas realizarem pesquisas com os pais pelo aplicativoAs escolas com os melhores resultados criam o melhor ambiente possível entre os profissionais, alunos e pais. A tecnologia ajuda muito nisso, e as pesquisas devem e podem ajudar bastante a aprimorar os resultados.

Índice de satisfação

Você sabe o quanto os pais dos alunos estão satisfeitos com a escola? De 1 a 10, qual seria a expectativa da nota média entre todos eles?

Ao usar um aplicativo escolar, fica fácil pros professores e gestores identificarem como a instituição está sendo avaliada. Com o aplicativo Escola em Movimento, é possível até mesmo saber qual pai respondeu a pesquisa, assim sendo simples resolver cenários mais específicos de insatisfação.

Um método simples que recomendamos é o Net Promoter Score, uma métrica que foca o monitoramento da fidelidade dos clientes. O questionário valida a recomendação da empresa classificando três faixas: os detratores, os neutros e os promotores.

O índice é calculado a partir da resposta para a pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para um amigo?”

De 0 a 6, é considerado como detrator. De 7 a 8, como neutro. De 9 a 10, como promotor. O NPS é calculado pela subtração pela porcentagem dos clientes Promotores (%) menos (-) os Detratores (%).

Uma das escolas realizou essa pesquisa com os pais e conseguiu uma incrível taxa de resposta de 40%, algo inimaginável caso estivessem usando o email ou as redes sociais como ferramenta de disparo.

Retenção de alunos

Em tempos de crise, é bom a escola usar todas as armas possíveis para continuar com os alunos. O professor já pensou em avaliar a resposta dos pais ao método de trabalho? A escola pode avaliar tudo, desde o atendimento na secretaria, à qualidade dos alimentos oferecidos ou vendidos na escola.

São inúmeras as maneiras de identificar pontos de melhoria. Às vezes, até mesmo simples que no momento não são percebidos. Humanamente, é impossível saber de tudo que acontece em uma escola, então, a realização de uma pesquisa pode contribuir para identificar certos padrões.

Os pais de alunos de uma turma estão extremamente satisfeitos. Enquanto os de outra turma, no outro turno, não estão nada felizes. O porquê disso? Ao identificar cenários como esse a escola pode agir bem antes da decisão final do pai, de tirar o aluno da escola.

Possibilidade de inovar e aprender mais com os pais

Que tal, antes de realizar um evento escolar, consultar os pais para saber a melhor data? Assim aumentariam as chances de participação.

E se consultassem os pais para saber como deve ser o próximo uniforme? Certamente, a chance de todo mundo ficar satisfeito com as mudanças aumentariam.

Ao colocar os pais na tomada de decisão das principais ações no ambiente escolar ele se sente mais parte dela. A sintonia torna-se maior, e obviamente os resultados são melhores pra todos. Afinal, com pais mais participativos, os alunos rendem melhor.

E a escola com uma taxa de retenção de alunos satisfatória pode continuar aprimorando seus processos dia após dia.

Em poucas palavras, a realização de pesquisas com os pais aumentam e as chances de acerto de cada um dos profissionais da escola.