3 vídeos para transformar seu olhar sobre a inovação na educação

Escola em Movimento > Blog > Arquivo Aplicativo Escolar > 3 vídeos para transformar seu olhar sobre a inovação na educação

3 vídeos para transformar seu olhar sobre a inovação na educação

Postado por: admin
Categoria: Arquivo Aplicativo Escolar
3 vídeos para transformar seu olhar sobre a inovação na educação

Inovação na educação potencializa os resultados

Na constante evolução da sociedade, mudanças trazidas pela tecnologia influenciam direta e indiretamente a vida no contexto social. As formas como os alunos aprendem não é mais a mesma, e a inovação na educação traz possibilidades inimagináveis tempos atrás.

Naturalmente, aspectos subjetivos das relações interpessoais também tem acompanhado o desenvolvimento tecnológico. Isso gera frutos promissores, como por exemplo, a diferença no pensamento de gerações atuais. Dessa forma, cria-se um reflexo direto em diversos aspectos da vida social, incluindo o profissional e educacional.

Com todas essas mudanças proporcionadas pela tecnologia e seus benefícios, a educação não ficou para trás, e assim, a necessidade de atualização do profissional dessa área é muito importante. O educador tem forte presença e influência no início da vida de uma pessoa e durante grande parte de seu processo de aprendizagem e, por isso, espera-se que sua didática se adeque às necessidades educacionais e sociais, em constante mudança.

Então, selecionamos nesse post vídeos que podem ajudar você, profissional da educação, a entender ou reforçar a necessidade da inovação, características hoje indispensáveis para desenvolvimento em qualquer área.

Vamos usar vídeos para reinventar a educação

Vamos usar o vídeo para reiventar a educação, diz o palestrante.

Nesse vídeo, Salman Khan fala um pouco sobre a plataforma online que criou e seus reflexos práticos. Salman é um educador americano responsável pela criação de uma ferramenta revolucionária. Ele explica como as avaliações foram positivas, com resultados atestados desde o início pelos alunos e até mesmo por profissionais da área. Sua importância no processo de renovação da educação foi reconhecida pelo magnata e filantropo Bill Gates, grande defensor da educação e de inovações nessa área.

Inovação na educação em favelas

Vídeo de Charles Leadbeater – TED

Charles Leadbeater apresenta nesse vídeo como que a tecnologia foi responsável por uma mudança drástica em uma realidade miserável. Lugar onde algumas pessoas tomaram iniciativas de trazer a tecnologia para comunidades pobres em vários locais do mundo. A ideia demonstrou capacidade de mudar a realidade das pessoas naquelas favelas utilizando ferramentas tecnológicas aliadas ao ensino.

A sala de aula de 100.000 alunos

3 vídeos para transformar seu olhar sobre a inovação na educação
3 vídeos para transformar seu olhar sobre a inovação na educação

Peter Norving, um professor de Stanford e diretor de pesquisas do grupo Google, em parceria com seu colega Sebastian Thrun, inovou ao utilizar da tecnologia como uma preciosa fonte de ensino. Peter demonstra como a tecnologia ensinada evolui constantemente. Indo no sentindo contrário do modo de ensino que permanece estagnado há séculos. Ao perceber que um ensino interativo era bem assimilado pelos cerca de 100 mil alunos, começa uma série de vídeos. Neles, a interação após as aulas ocorria em fóruns onlines. As discussões sobre os problemas ficariam eternizadas e disponíveis para todos que quisessem ler sobre o tema.

Dessa forma, os frutos de uma aliança entre ensino e inovação são os melhores possíveis para os objetivos da educação. Manter a mente aberta é essencial quando se procura extrair o máximo do aproveitamento nos estudos. Logo, a busca pela inovação e atualização para uma melhor didática é a melhor forma de potencializar o rendimento dos alunos. Com isso, estudantes podem se sentir inspirados.

Hoje, com tanta informação disponibilizada de forma rápida e fácil, cabe apenas ter interesse da busca de conteúdo para se aprimorar cada vez mais e se atualizar frequentemente. Queremos agora saber o que você achou sobre o conteúdo dos vídeos. Se você conhece ou tem alguma prática pessoal para se manter atual ao que o mercado educacional pede, compartilhe sua ideia conosco! Se ainda tiver alguma dúvida, deixe seu comentário pra gente também.