4 dicas muito úteis para melhorar a comunicação escolar

Escola em Movimento > Blog > Arquivo Aplicativo Escolar > 4 dicas muito úteis para melhorar a comunicação escolar

4 dicas muito úteis para melhorar a comunicação escolar

Postado por: admin
Categoria: Arquivo Aplicativo Escolar
4 dicas muito úteis para melhorar a comunicação escolar

Escolas e instituições de ensino, de uma maneira geral, são um tipo de organização bem diferente das empresas convencionais por diversos motivos. O principal deles tem a ver com o público consumidor, que se apresenta em duas (ou até mais) vertentes: alunos, pais de alunos, e por vezes a comunidade na qual está inserida, seja bairro ou cidade.

Com tantos e tão complexos interlocutores, estabelecer uma comunicação escolar eficiente entre todos esses públicos é um grande desafio.

De certa maneira, a escola precisa manter canais de comunicação ativos e abertos com alunos e pais, principalmente porque há muito a ser dito, de todos os lados, sempre de forma ágil e transparente.

Nos últimos anos, essa necessidade vem sendo suprida de forma bastante prática pela internet e suas muitas ferramentas de comunicação escolar. Mas será que elas vêm sendo utilizadas da melhor maneira? Para ajudar você, gestor escolar, separamos quatro dicas bastante úteis para melhorar a comunicação entre sua escola, pais e alunos, com foco nas atuais tecnologias digitais. Vamos a elas?

Fazer bom uso do e-mail

Na maioria das empresas, as comunicações via e-mail tomaram o lugar do telefone, pelo menos em grande parte das interações. Em uma instituição de comunicação feito a escola, não poderia ser diferente.

No ambiente escolar, o e-mail pode ser utilizado para comunicar pais sobre eventos escolares, informações institucionais e até mesmo enviar atualizações sobre o desempenho dos filhos e das tarefas que eles devem fazer em casa.

Rede sociais e blogs

A comunicação escolar feita de forma mais impessoal com pais e alunos pode ser bem desempenhada por meio de blogs e redes sociais, como Facebook e Twitter. Nesse ambiente virtual entram, por exemplo, notícias dos últimos eventos, de preparativos para a formatura, fotos, e até mesmo postagens sobre o dia a dia dos alunos dentro da escola. Isso agrada muito aos leitores, principalmente aos pais, que podem ver a participação de seus filhos na escola.

Além disso, é possível criar projetos nos quais os próprios alunos alimentam essas redes sociais, criando e compartilhando conteúdo e informação relevantes para si mesmos e para os pais, reforçando a relação entre todos — escola, pais e alunos. Os resultados costumam ser ótimos! Uma dica importante: é necessária a autorização por escrito de todos os pais para que se use a imagem dos filhos em qualquer veículo, seja ele impresso ou digital!

Recursos na internet (sites institucionais)

A internet e sua popularização chegaram mesmo para mudar todos os paradigmas, principalmente nos meios educacionais, que podem fazer amplo uso dessa tecnologia. Por meio de um portal, por exemplo, a instituição de ensino pode disponibilizar informações institucionais importantes para o público em geral, fazendo uso de artifícios como boletins informativos, landing pages específicas para venda de cursos, inscrições para provas de bolsas, dentre muitas outras estratégias.

Comunicação direta — conheça a Escola em Movimento!

Quem tem filho em idade escolar sabe o quão importante é a comunicação precisa, ágil e direta da instituição com os pais, e por isso a tamanha importância de se estabelecer um canal padrão para esse tipo de contato. Uma solução é o aplicativo da Escola em Movimento, ferramenta que centraliza a comunicação escolar, facilitando-a.

Com um app, a comunicação se torna simples alunos e pais de alunos, fornecendo informações como recados de professores e da direção, notas, boletins, fotos, vídeos e alertas de forma geral.

Além da facilidade conquistada, a Escola em Movimento permite uma grande economia no orçamento escolar, uma vez que ficam abolidas de vez as famigeradas agendas e os recados enviados por papel! Tudo fica muito mais prático, rápido, barato e sustentável!

E a sua escola, como anda em termos de comunicação? Já faz uso dessas ferramentas virtuais? Se sim, conte para a gente! Caso ainda não, diga-nos o que pensa sobre aderir a esse tipo de inovação.