A importância da parceria entre pais e escola para um bom rendimento escolar dos filhos

Escola em Movimento > Blog > Arquivo Aplicativo Escolar > A importância da parceria entre pais e escola para um bom rendimento escolar dos filhos

A importância da parceria entre pais e escola para um bom rendimento escolar dos filhos

Postado por: admin
Categoria: Arquivo Aplicativo Escolar
A importância da parceria entre pais e escola para um bom rendimento escolar dos filhos

Se por um lado a escola sozinha não é suficiente para garantir um bom rendimento escolar dos educandos, por outro os pais sozinhos também não conseguem oferecer educação integral para crianças e adolescentes.

Pais e escola na verdade devem formar uma equipe que trabalhe com base na colaboração e compartilhamento. Agindo em parceria, desenvolvendo ações sinérgicas que sejam verdadeiramente capazes de melhorar o rendimento dos estudantes.

Diversos estudos já comprovam que uma boa relação entre pais e escola favorece muito o aprendizado.

Veja a seguir algumas boas razões para fazer dessa parceria uma realidade no processo de ensino-aprendizagem na sua escola.

Pais participativos geram melhores resultados do que pais ausentes

Quando os pais participam ativamente da vida de seus filhos e se engajam, inclusive, no cotidiano escolar da criança, a tendência é que os alunos se dediquem e se esforcem mais, além de se sentirem amados e apoiados.

O pai que procura saber sobre a relação dos filhos com os professores, comportamento em sala de aula, notas e dificuldades nas matérias, sobre tudo relacionado ao rendimento escolar do filho, normalmente está disposto a ajudar o professor a vencer os desafios em sala de aula, adotando medidas complementares em casa. Isso, inevitavelmente, promove uma melhora na performance do aluno.

Guia para engajar os pais na educação dos filhos

A interação entre família-escola ajuda na redução de conflitos

Se os pais e professores interagem de forma contínua e buscam resolver os problemas imediatamente, considerando sempre as causas dos conflitos e dificuldades, certamente eles encontrarão juntos as soluções que favoreçam a família, os educadores, a instituição escolar e, principalmente, os alunos. Essa é a razão de ser da parceria entre a escola e a família.

Como o uso de um aplicativo escolar pode melhorar o relacionamento entre pais e escola?

A parceria entre pais e professores favorece o diálogo aberto

Pais que enxergam os professores como aliados e professores que veem os pais como potencializadores do rendimento escolar possuem maiores possibilidades de conversar abertamente sobre os problemas dos alunos. Fica mais simples identificar deficiências de aprendizagem e reprogramar o processo de ensino de maneira personalizada e eficaz. Vale destacar que o contexto de comunicação ativa, frequente, sensata e sincera é muito importante quando se trata de educação.

Pense nisso!

A união de forças transforma a escola em um espaço vivo

A parceria entre família e escola traz impactos positivos não só para a vida e formação do aluno, como também vivifica a escola. Reuniões de conselho, apresentações de trabalhos abertas à família, deliberações coletivas, festinhas, eventos na comunidade, voluntariado dos pais e muitas outras ações resultantes da união de forças entre a família e a instituição escolar tornam o espaço mais útil e dinâmico.

Checklist comparativo Escola em Movimento

A parceria só funciona se os pais forem orientados

Não basta dizer a um pai que o seu filho não está aprendendo, não está prestando atenção nas aulas e não está ajudando nas atividades. O pai precisa saber como pode intervir e o que deve fazer para ajudar a solucionar o problema.

Além disso, os direitos e deveres da família e da escola devem estar claramente definidos. Afinal, a professora nunca deve ocupar o papel dos pais na vida do aluno. Cada qual tem suas funções na educação e essas funções são complementares. Em outras palavras, o melhor caminho é seguir juntos de mãos dadas, como bem dizia Carlos Drummond de Andrade.

Parceria entre pais e alunos

Sua escola atua para fortalecer a parceria com os pais?

Pais que procuram a parceria e atuar em consonância com a instituição são os pais dos sonhos de todo professor, coordenador ou gestor escolar. No entanto, para sermos realistas, nem todos terão essa natureza.

Agora, quando a escola se posiciona da forma certa e age para criar o engajamento, ela vai ganhar mais aliados. Ter um canal de comunicação eficiente com os responsáveis pode ajudar muito. Isso é algo que a tecnologia permite, e seu uso inteligente pode melhorar muito os resultados. Neste artigo, citamos 41 razões porque as escolas estão abandonando as agendas de papel para usarem aplicativos escolares.

Se a escola consegue a participação ativa dos pais na educação dos filhos, a chance de atingir seus objetivos fica muito maior.

Veja também

O Guia Para Engajar os Pais na Educação dos Filhos

E então, disposto a firmar parcerias sólidas com os pais dos seus alunos? Você já trabalha baseando-se nesse princípio? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco através dos comentários.