A importância da segurança na comunicação entre pais e professores

Escola em Movimento > Blog > Arquivo Aplicativo Escolar > A importância da segurança na comunicação entre pais e professores

A importância da segurança na comunicação entre pais e professores

Postado por: admin
Categoria: Arquivo Aplicativo Escolar
A importância da segurança na comunicação entre pais e professores

Comunicar-se hoje é uma tarefa fácil, considerando os diversos meios disponíveis para isso. Mensageiros instantâneos, redes sociais, e-mails, sem contar as formas tradicionais, como o telefone, estão à disposição de todos.

Mas nem sempre esse volume de meios de diálogo se traduz em segurança, principalmente se tratando de escolas e na sua comunicação entre pais e professores. Os agentes envolvidos são muitos: pais, alunos, professores e gestores.

Ter uma comunicação eficiente e segura deve ser prioridade para o coordenador que zela pela política da escola e pela boa relação entre todas as partes.

A multiplicidade de canais de comunicação e o fácil acesso a eles fazem com a segurança da informação se torne essencial. Além de evitar desgaste com informações desencontradas, o diálogo precisa estabelecer critérios para que as partes se sintam representadas.

E para você saber mais sobre a importância e qual o melhor jeito de manter essa comunicação entre pais e professores, confira este post que preparamos pra você:

Três pontos a serem observados

É uma situação complexa de ser resolvida num mundo tecnológico em que todos carregam nas mãos um smartphone. Para que essa questão seja resolvida, a escola deve trabalhar em cima de três aspectos: confidencialidadeintegridade e disponibilidade.

Essa junção faz com que a comunicação seja possível e segura, de forma que o gestor tenha controle sobre as relações e possa estabelecer limites. Somente com um canal unificado de comunicação será possível criar critérios e aplicar com segurança as normas da escola.

Sem essa ferramenta única, o diálogo se dissolve em várias direções. Dessa forma, muitas vezes, a escola pode ser colocada numa posição comprometedora diante dos pais. O canal deve estar pronto a atender a todos de forma prática, sem burocracia e com agilidade. Afinal, num mundo dinâmico como o de hoje, criar barreiras na comunicação vai passar uma imagem de escola atrasada.

Descontrole pode causar problemas à escola

Alguns casos mostram a importância de se ter uma comunicação administrada por um gestor, com critérios bem determinados e assimilados por todos os envolvidos. Por exemplo, se uma escola pretende implantar uma ação que vai impactar em todos os alunos. Então, é importante que esse comunicado seja feito pelo gestor.

Agora, imagine se um professor, numa troca de mensagens pelo Whatsapp, por exemplo, conta aos pais de um aluno o que vai acontecer. Em determinado momento, isso pode se transformar numa bola de neve sem controle, pois os pais podem retransmitir a informação a outros pais.

A escola, sem saber o que aconteceu, pode sofrer uma pressão desnecessária por parte dos pais, pois a informação foi passada sem o devido cuidado. Por essas e outras, é necessário muito cuidado na comunicação entre pais e professores. Há questões que devem ser tratadas entre pais e professores, outras são da alçada entre pais e gestor. E elas não devem se misturar, cada parte deve estar ciente do seu papel.

Um canal para coordenar

Um canal de comunicação eficiente e seguro deve pensar em uma forma de gestão que seja capaz de coordenar todas as turmas de alunos, professores e os diversos setores da escola, como marketing e financeiro. Ao criar hierarquia nos diálogos, o gestor estará prezando pela educação, sem favorecer ninguém.

Essa forma de trabalhar a comunicação por meio de uma interface única, por exemplo, leva aos pais a imagem de uma instituição preocupada com todos os envolvidos na educação dos filhos. Mostra respeito pelos canais criados, como entre pais e professores, ao mesmo tempo que se torna ciente de todos os fatos que acontecem na escola. Transmite também segurança aos pais. Assim, eles se sentem envolvidos na educação dos filhos e em todos os aspectos que rondam o ambiente escolar.

Sua escola está pronta para adotar um canal de comunicação seguro? Ainda tem alguma dúvida sobre essa questão? Deixe seu comentário pra gente. Participe da conversa!