Alunos com celulares e iPad’s? Descubra como aproveitar tendência

Escola em Movimento > Blog > Arquivo Aplicativo Escolar > Alunos com celulares e iPad’s? Descubra como aproveitar tendência

Alunos com celulares e iPad’s? Descubra como aproveitar tendência

Postado por: admin
Categoria: Arquivo Aplicativo Escolar
Alunos com celulares e iPad’s? Descubra como aproveitar tendência

A revolução dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, modificou muitos aspectos das nossas vidas. O ambiente de trabalho já faz uso destes aparelhos para facilitar muitos processos.

Até a vida doméstica também aproveita toda essa tecnologia. Para o ambiente escolar, estes recursos também podem trazer muitos benefícios, e alunos com celulares e iPad’s podem ter aprendizado potencializado.

Só que é muito fácil acabar sofrendo com as consequências do mau uso dessas tecnologias.

Afinal, os alunos precisam ter disciplina para fazer bom uso destes dispositivos. Se bem implementada, esta mudança pode trazer novas formas de aprender e compartilhar conhecimento no ambiente escolar.

E para ajudar a conseguir um bom uso desse dispositivo tão útil, separamos 6 ótimas dicas para aproveitar melhor celulares e iPads na escola. Confira!

Valorize a pesquisa

O professor precisa ajudar os alunos a olhar para o celular e o tablet como as poderosas ferramentas de pesquisa que são.

Com um destes aparelhos, é possível buscar informações sobre qualquer assunto, tendo uma conexão com a internet. Até então, era necessário a montagem de um laboratório de informática para isso.

Não deixe que os alunos olhem para estes dispositivos apenas como máquinas de jogos e lazer: mostre a eles todo o potencial de conhecimento que existe nestes aparelhos.

Crie regras

Nenhuma implementação é bem sucedida sem a criação de regras. Para evitar que os dispositivos móveis sejam usados para outros fins além o de aprendizado, o professor precisa estabelecer certas normas para o uso deles.

Mas não significa restringir completamente o uso deles para o lazer. O professor pode deixar que os alunos usem os aparelhos para diversão na hora certa, como o recreio. Na sala de aula, a regra é aprender.

Ajude-os a se organizar

Um smartphone ou tablet são ferramentas muito boas de organização. Existem diversos aplicativos dedicados a criar listas, marcar compromissos e guardar arquivos.

O professor deve mostrar aos alunos toda a diferença que estes aparelhos podem fazer na organização deles, como saber quando estudar para determinada prova ou a melhor maneira de salvar suas anotações da aula. Uma turma mais organizada terá um rendimento superior dentro e fora da sala de aula.

Mostre o potencial dos aparelhos

Para poderem utilizar corretamente estes aparelhos na escola, os alunos precisam, primeiro, ter contato com resultados desta parceira.

É preciso passar para eles todo o potencial deste tipo de ferramenta, tanto para o ambiente escolar quanto para as vidas deles. Do contrário, cada vez mais verão celulares e tablets como dispositivos de lazer apenas. Experimente mostrar imagens pintadas no iPad, músicas compostas usando aplicativos de som e outros resultados interessantes.

Aproveite recursos multimídia

Estes aparelhos não são apenas para a exibição de textos. Eles se tornam fortes aliados dos livros por trazerem recursos multimídia para o ambiente da sala de aula.

Vídeos importantes podem fazer toda a diferença na hora de assimilar o conteúdo da aula. O áudio também pode ser de grande ajuda, dependendo da matéria estudada. Por fim, cada disciplina pode aproveitar todo o potencial multimídia destes dispositivos.

Mostre em vez de contar

As aulas podem ficar muito mais envolventes com os alunos com celulares e iPad’s. Em uma aula de História ou Geografia, podem ser utilizados aplicativos de mapas, sendo possível visualizar pontos de interesse em todo o mundo com facilidade. As aulas de Matemática podem ficar mais intuitivas com pesquisas e gráficos. Há uma infinidade de aplicações para serem descobertas pelos professores.

Sua escola já conta com esses serviços multimídia? Existem planos para implementá-lo? Como você lida com a tecnologia dentro das salas de aula? Compartilhe sua experiência conosco e participe dessa conversa.