Aplicativo escolar: Por que é essencial pensar em inovação?

Escola em Movimento > Blog > Arquivo Aplicativo Escolar > Aplicativo escolar: Por que é essencial pensar em inovação?

Aplicativo escolar: Por que é essencial pensar em inovação?

Postado por: admin
Categoria: Arquivo Aplicativo Escolar
Aplicativo escolar: Por que é essencial pensar em inovação?

A contemporaneidade é marcada pelo uso, cada vez mais intenso, da tecnologia. As escolas, dessa forma, têm sentido a necessidade de se adaptar, e educação e tecnologia são duas palavras que estão cada vez andando mais juntas.

Dentre os vários benefícios em contexto escolar, trazidos pela inserção tecnológica, destaca-se a viabilização da comunicação escolar. Com canais de comunicação diretos e dinâmicos em um próprio aplicativo escolar, observa-se uma maior efetividade da gestão escolar.

Acompanhe então neste post que produzimos para te mostrar a necessidade de utilizar recursos tecnológicos para melhorar processos de comunicação no ensino.

Aproximação dos pais da comunidade escolar

Fundamental destacar que, para pais satisfeitos e alunos bem formados, é necessária a aproximação desses à comunidade escolar. O envolvimento dos pais nos processos educacionais potencializa a aprendizagem e comportamento dos alunos.

A comunicação, por um aplicativo escolar, por exemplo, faz com que os pais se sintam parte do processo de aprendizagem. Eles podem, assim, opinar e expressar suas visões acerca do ensino. Usando canais eficazes de comunicação e recebendo bem os pais envolvidos no planejamento de aprendizagem pessoal é possível construir relacionamentos fortes. Uma boa relação entre escola e responsável propicia esta sintonia entre as partes.

Monitoramento e compartilhamento de projetos

Uma vez inseridos à comunidade escolar,  os pais devem ser informados de tudo que se faz relevante na instituição. O compartilhamento de novos projetos, reuniões escolares e o monitoramento dos alunos, são alguns exemplos de trocas de informações valiosas no contexto escolar. A junção entre tecnologia e educação facilita todos os processos.

Destaca-se, também, a importância do acompanhamento dos pais em projetos e ideias que sugeriram, opinaram ou criticaram; para que possam assistir a evolução e os efeitos de sua participação nos projetos escolares. Por isso, é fundamental que a ferramenta escolhida como canal enfático dessa comunicação seja segura e possibilite uma comunicação responsável.

Praticidade e dinamismo

A união entre tecnologia e educação propicia vários benefícios. Entre os principais, estão o fato de qualificarem relações pela praticidade e dinamicidade. Essas duas características são imprescindíveis para uma gestão escolar adequada. Além da grande quantidade de informações a serem transmitidas, o meio escolar é caracterizado pela grande dinamicidade que requer.

Para monitoramento de cada um dos alunos de uma escola, por exemplo, e de todas as atividades que esses estão executando em um determinado momento, a rapidez na veiculação de informações, é elemento chave. Frente a isso, faz-se necessária a utilização de uma ferramenta tecnológica que cumpra com essas exigências e facilite o dia a dia dos professores e funcionários que a utilizam.

Tecnologia como ferramenta para a educação

Tecnologia e educação quando combinadas podem potencializar as relações educacionais com todos os envolvidos no processo educacional. Com a tecnologia, educadores, alunos e pais têm uma variedade de ferramentas que podem ser utilizadas em relações de aprendizagem na ponta dos dedos. Além de otimização da gestão escolar, temos como efeito o aumento da satisfação dos pais dos alunos.

A utilização das tecnologias em contexto escolar que potencializam os efeitos de uma boa comunicação de maneira acessível e dinâmica. Acesse o site da Pertoo, e conheça sobre a plataforma que promove a comunicação entre a escola e os pais, por meio de um aplicativo escolar, divulgando informações escolares e facilitando as relações entre escola e pais de alunos. Se você tiver alguma dúvida, deixe seu comentário para nós e participe da conversa.