Como despertar o interesse dos alunos pela leitura?

Escola em Movimento > Blog > Comunicação Escolar > Como despertar o interesse dos alunos pela leitura?

Como despertar o interesse dos alunos pela leitura?

Posted by: admin
Category: Comunicação Escolar
Como despertar o interesse dos alunos pela leitura?

Despertar o interesse dos alunos pela leitura é um desafio comum a professores e pais. A leitura permite não só a crianças e jovens, como a todos, aprendizados fantásticos e únicos. Mas como criar este hábito entre um grupo de pessoas que habitualmente tem nos livros apenas um objeto de estudo?

Estudos mostram que a leitura ainda não um hábito consolidado em nosso país. A Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil concluiu que 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. Em média, o brasileiro lê 4,96 livros por ano.

Para mudar isso, primeiramente os profissionais das escolas devem tentar induzir os alunos a terem os livros como objeto de entretenimento, não apenas de estudo. Os jovens devem enxergar os livros como fonte de lazer e descoberta de um novo mundo. Então, a comunicação com eles precisa ser clara.

Como despertar o interesse dos alunos pela leitura?
A missão de despertar interesse dos alunos pela leitura fica mais fácil nas fases iniciais de estudo. Reprodução.

Óbvio que não é fácil incutir uma ideia na cabeça dos estudantes, mas devemos, neste caso, tentar fugir do senso comum. Os alunos devem entender que ler é bom e divertido. O hábito de ler pra alguns já se tornou uma atividade a ponto de ser comparada a assistir séries ou jogar videogames. Por que não o mesmo para a maioria? Os resultados seriam ótimos para todo mundo, afinal todos se beneficiam com a melhoria da educação.

A ciência por trás da mudança de hábito: uma chave para despertar o interesse dos alunos pela leitura

No livro “O poder do hábito”, um best-seller de Charles Duhigg, o autor tenta desvendar a ciência da criação de hábitos. Ele conta a história de empreendedores revolucionários que alcançaram o sucesso e entenderam como os hábitos funcionam.

Como despertar o interesse dos alunos pela leitura?
Assim funciona o loop do hábito descrito no livro “Poder do Hábito”. Reprodução.

Tudo começa com uma Deixa, um estímulo que manda o cérebro entrar em modo automático, e mostra qual hábito deve ser usado. Leva a uma Rotina, que é a maneira como executamos a deixa. Por fim, a Recompensa que ajuda o cérebro a saber se vale à pena memorizar este loop para o futuro.Muitas das técnicas que ele ilustra em seu livro podem ser usadas para criarem o hábito de leitura desde cedo com os alunos. O autor explica como um hábito é criado.

Sabendo disso, o que os pais e as escolas podem fazer é criarem modos de recompensa para aqueles que leem livros com frequência. Prêmios, brindes, horas a mais praticando esportes e somar pontos no boletim. O que não faltam são possibilidades.

No momento que os alunos perceberem os benefícios da leitura, o hábito tende a ser enraizado. Depois de ler vários livros, dificilmente este hábito vai se perder. E os benefícios disso, como sabemos, são inúmeros. Além de estimular a criatividade, a leitura amplia o vocabulário e o conhecimento, estimulando a imaginação. Faz os alunos enxergarem o mundo de maneira bem diferente e ampla.

Exemplo de leitores vorazes

O famoso – e muito rico – investidor americano Warren Buffett foi sucinto ao falar sobre a importância da leitura. “Leia 500 páginas por dia. É assim que o conhecimento funciona. Ele se acumula, como juros compostos. Todos vocês podem fazer isso, mas garanto que não são muitos que farão”.

Obviamente, não vai ser fácil para ninguém cumprir uma meta dessas. Tanto que ele admitiu que não é, e que poucos fariam. E de fato poucos atingem o sucesso adquirido por ele, não é mesmo?

Atualmente, todos gastam muitos minutos do seu dia dando likes no instagram ou vendo o feed do facebook ou twitter. Apesar de ler nesses dispositivos, a profundidade do conhecimento nesses meios é quase sempre muito pequena. Por isso, os jovens devem ser educados de forma a dividirem bem o tempo.

Como despertar o interesse dos alunos pela leitura?
Warren Buffett, considerado o investidor mais bem sucedido do século XX, disse que o segredo do sucesso seria ler 500 páginas por dia. Foto: Reprodução.

30 minutos por dia de leitura com certeza é uma meta factível. E que em um longo prazo traz ganhos muito positivos aos leitores. A escola deve ilustrar como homens que fizeram muita diferença para a humanidade tinham sede por livros.

Como despertar o interesse dos alunos pela leitura?
Bill Gates lê cerca de 50 livros todos os anos. Foto: Reprodução.

Segundo o irmão de Musk, atualmente o empresário mais revolucionário do mundo, ele lia dois livros por dia enquanto criança. Nomes como Bill Gates, Elon Musk, Mark Zuckerberg entre outros indicam a leitura como um dos motivos de seu sucesso.

Contar a história dessas personalidades é uma boa para despertar nos alunos o interesse. Histórias inspiradoras são sempre atrativas e os bons exemplos motivam muito, ainda mais na juventude. Então é imprescindível alimentar os sonhos contando histórias que despertam verdadeiramente a atenção.

Veja também: Como idealizar o dever de casa para os alunos?

Educar sobre a importância dos livros desde cedo

Para 67% da população brasileira, não houve uma pessoa que incentivasse a leitura em sua trajetória, mas dos 33% que tiveram alguma influência, a mãe, ou representante do sexo feminino, foi a principal responsável (11%), seguida pelo professor (7%). Então, o caminho é mesmo o incentivo constante.

Se tivermos que selecionar uma dica rápida para um bom desempenho de um aluno ao longo de sua vida escolar, não existiria outra a não ser ler. Portanto, desde o início os pais e professores devem incentivar esse hábito entre as crianças.

Uma vez encantados com as histórias, fica muito mais fácil criar o hábito da leitura. Foto: Reprodução.
Uma vez encantados com as histórias, fica muito mais fácil criar o hábito da leitura. Reprodução.

Mais que em qualquer idade, nesta fase a criança tem que encontrar nos livros prazer e magia. Fica muito mais fácil enraizar o hábito da leitura nesta fase. Nos conte aqui nos comentários o que achou das dicas e compartilhe conosco também as suas ideias!Fica muito mais fácil quando eles já se apaixonam pela leitura assim quando começam a ler. Por isso, a leitura dos professores de histórias encantadoras faz toda diferença. Ali a criança conhece histórias que mexem com sua imaginação e a paixão pelos livros pode ser despertada.