Como deve ser a comunicação escolar com pais e alunos na Educação Infantil?

Escola em Movimento > Blog > Comunicação Escolar > Como deve ser a comunicação escolar com pais e alunos na Educação Infantil?

Como deve ser a comunicação escolar com pais e alunos na Educação Infantil?

Postado por: admin
Categoria: Comunicação Escolar
Como deve ser a comunicação escolar com pais e alunos na Educação Infantil?

A Educação Infantil é um período que requer cuidados especiais no processo, e quanto mais próximos forem os pais da escola, melhor. Crianças de até cinco anos ainda não conseguem se comunicar com grande clareza, dessa forma, uma boa comunicação escolar deve suprir essa dificuldade com um contato direto com os pais dos alunos.

Por ser a fase inicial da vida escolar de uma criança, é comum que tanto os alunos como os pais apresentem certa insegurança. Por serem muito novas, as crianças requerem cuidados e atenção constante.

Por serem muito novas, a eficiência da comunicação escolar é ainda mais imprescindível. Foto: Reprodução.

Dessa forma, a viabilização de um canal de comunicação entre pais e escola é mesmo fundamental. Confira algumas dicas que vão ajudar sua escola a ter os melhores resultados.

Importância da comunicação

Pesquisas recentes realizadas no Brasil apontam para a importância de uma comunicação eficiente na Educação Infantil, e essa é uma tendência que tem aparecido nos cursos de formação continuada dos professores devido sua tamanha relevância.

Importante pontuar que a comunicação não é responsabilidade exclusiva dos professores e ajudantes em sala de aula. Em relação à Educação Infantil, a comunicação deve ser ampla e envolver também os diretores e coordenadores pedagógicos. Esse envolvimento da escola como um todo gera maior segurança para os pais, criando relações de confiança e a sua plena satisfação. Descubra aqui como evitar a insatisfação dos pais de alunos.

A equipe gestora de uma escola, no que concerne a comunicação, deve manter atenção especial a três aspectos: orientação dos docentes sobre como transmitir e solicitar informações, definição e formalização de como essa comunicação deve ser efetivada e, por fim, mas não menos importante, deve favorecer o fortalecimento de laços entre pais e escola.

Uma boa comunicação na Educação Infantil favorece, em primeiro lugar, o bem estar do aluno, que será melhor compreendido e poderá ter suas necessidades atendidas de forma individualizada e de pronto.

Além disso, a comunicação facilita em grande escala a atuação do educador em sala de aula, pois as crianças estarão mais tranquilas, já que melhor atendidas. Consequentemente, os pais ficarão mais satisfeitos e se sentirão seguros. A comunicação pode ser um enorme auxílio para o relacionamento entre escola e pais de alunos.

O que comunicar à família

Na Educação Infantil, muitas informações são preciosas. Dentre tais, se destacam a frequência no sono das crianças, questões familiares em geral, problemas de saúde e necessidades educacionais especiais.

Informações sobre a frequência do sono das crianças devem ser diárias. Dessa forma, o educador conseguirá trabalhar melhor o desenvolvimento cognitivo das crianças, uma vez que esse é influenciado pela qualidade do sono.

Grandes acontecimentos familiares, como separações ou falecimentos, também devem ser comunicados prontamente. Assim o professor tem a capacidade de lidar melhor com as emoções e reações que os alunos possam demonstrar. Assim como a equipe gestora deve comunicar aos pais sobre quaisquer necessidades educacionais especiais, que porventura surjam.

Em relação a problemas de saúde, a comunicação escolar é fundamental para que, por exemplo, uma medicação seja ministrada de maneira correta pelos professores e para que os pais consigam acompanhar os sintomas que seus filhos apresentam.

Como comunicar-se com  pais e alunos na Educação Infantil?

A comunicação escolar com pais da Educação Infantil deve ser dinâmica, clara, segura e frequente. As informações transmitidas são fundamentais para o bem estar dos alunos e de uma sala de aula mais harmônica.

Nesse sentido, as inovações tecnológicas se transformam em grandes aliados de uma boa gestão escolar. A Escola em Movimento oferece, através de seu software de comunicação entres pais e escola, uma comunicação facilitada entre esses sujeitos, viabilizando uma a troca de informações de maneira prática e moderna, fortalecendo laços entre pais satisfeitos com um ambiente escolar mais harmônico.

O diário de turma é uma das funcionalidades capazes de facilitar e muito o trabalho dos colaboradores. Isso porque informações da rotina podem ser preenchidas facilmente.

É menos tempo gasto preenchendo papel, mais tempo para investir na qualidade das aulas. Isso sem contar que a escola pode compartilhar informações mais ricas com os pais.

Fale com um Consultor

Use o Diário de Turma para enriquecer a comunicação

O diário de turma no app da Escola em Movimento permite várias possibilidades.

No caso de uma escola que tem vários professores, e as informações da rotina são preenchidas em momentos distintos, uma ótima opção pode ser o agendamento do envio. Assim, cada profissional faz o preenchimento do diário de turma de forma separada, e no horário agendado todas as informações vão de uma só vez.

Além disso, é possível solicitar ciência aos pais dos comunicados enviados.

Diário de turma para melhorar a comunicação escolar

Modelos de diário de turma:

  • Alimentação
  • Atividades realizadas
  • Atraso
  • Banho
  • Cardápio
  • Como chegou
  • Como fiquei na escola?
  • Conteúdo ministrado
  • Enfermaria
  • Entrada e saída
  • Evacuação
  • Fardamento/Uniforme
  • Higiene
  • Lição de casa
  • Recado para o responsável
  • Sono
  • Troca de fraldas
  • Xixi

Na educação infantil, a importância da comunicação com os pais é muito maior, por motivos óbvios. Logo, investir em comunicação escolar é investir em um melhor desenvolvimento dos alunos, na maior satisfação dos pais e no crescimento de sua escola.

Gostou das dicas? Compartilhe conosco logo abaixo na caixa de comentários, seria bom saber sua opinião. Dúvidas e sugestões também são bem-vindas.

Deixe uma resposta