Como fazer reuniões entre pais e professores mais produtivas?

Escola em Movimento > Blog > Comunicação Escolar > Como fazer reuniões entre pais e professores mais produtivas?

Como fazer reuniões entre pais e professores mais produtivas?

Postado por: admin
Categoria: Comunicação Escolar
Como fazer reuniões entre pais e professores mais produtivas?

Conduzir reuniões de pais e professores de maneira produtiva e proveitosa é um grande desafio para educadores de todos os níveis de ensino.

Os pais dos alunos, afinal de contas, chegam ao evento com grandes expectativas a respeito do rendimento dos filhos e o posicionamento da escola. Então, o planejamento é essencial para que exista o foco da pauta central da reunião e não existam atritos indesejados.

Diante desta realidade, como realizar encontros favoráveis e propiciar um ambiente construtivo de troca de ideias entre pais e educadores? A boa notícia é que é possível lançar mão de muito planejamento e criar um espaço de diálogo positivo para todos os membros da ocasião. Confira nossas dicas e saiba como fazer uma reunião entre pais e professores mais produtiva e melhorar a comunicação na escola!

Como preparar uma reunião que encante os pais

Um planejamento acurado é uma das etapas mais importantes para o sucesso de qualquer empreitada. Em consonância com a coordenação pedagógica, é importante elaborar um roteiro a ser seguido na reunião que envolva os pais e professores. Definindo com clareza os objetivos principais do encontro e a programação para o mesmo. Desta forma, evita-se reuniões extensas, sem uma pauta predeterminada e, portanto, confusa e pouco produtiva para os pais presentes.

O planejamento também envolve um plano de comunicação para divulgar a reunião com antecedência. Definindo-se data e horário, deve-se entrar em contato com os pais relembrando a importância e a pauta do encontro. Avisos no calendário escolar entregue no início do ano, e-mail, telefonema, cartazes e mesmo conversas pessoais com os pais são boas estratégias para divulgação.

Aposte em uma boa dinâmica de condução do diálogo

A dinâmica de condução da reunião também é fundamental para a produtividade. Incentivar a participação e o engajamento dos pais com a escola e o diálogo estabelecido, sem o risco de desvio dos principais pontos a serem discutidos, é o grande desafio. Ainda que os pais estejam ansiosos para saber e debater o desempenho de seus filhos, é importante deixar claro o roteiro. Assim, as metas centrais não são perdidas no meio do encontro e a reunião não se torna cansativa e improdutiva.

Por outro lado, a participação de todos os pais é importante e deve ser valorizada. Por este motivo, fazer observações sobre cada uma das falas deste público, procurando trazer o assunto do plano individual para o geral quando necessário, é um bom método para conduzir a troca de ideias. Neste momento, o importante é transmitir e explanar informações que são importantes para todos os alunos, cumprindo objetivos estabelecidos. A dinâmica de grupo, enfim, deve prevalecer. Posteriormente, pode-se realizar o atendimento dos pais interessados em uma conversa individual.

Avalie a eficácia e o nível de satisfação com o encontro

O processo de planejamento e organização de reuniões de pais e professores é também um processo de aprendizado. Para aprimorar, de forma contínua, a dinâmica dos encontros e o atendimento aos familiares, é importante mensurar a satisfação dos presentes sobre a ocasião.

Uma escola que utiliza um aplicativo da Escola em Movimento, por exemplo, pode realizar pesquisas para ter insights dos pais sobre as reuniões realizadas. Isso com bastante praticidade e rapidez.

Ou podem também optar por um método mais tradicional, aplicando um questionário. Ele pode ser preenchido no fim do evento, enfatizando a importância do mesmo para um constante aprimoramento das reuniões. A partir dos resultados, será possível analisar os impactos do encontro e as impressões dos pais sobre o diálogo que foi estabelecido. Além de levantar pautas importantes a serem tratadas nos próximos eventos.

Por fim, é interessante enviar um resumo com o conteúdo da reunião para os pais e familiares que não puderam comparecer. Isto, além de apresentá-lo para a equipe da escola e debater seus desdobramentos com a coordenação pedagógica.

Organizar e conduzir reuniões produtivas é um passo importante para estabelecer um contato efetivo entre pais e educadores. Isto fomenta a ponte entre os familiares e a escola. Promover este engajamento permite a escola criar um ambiente mais agradável aos alunos, e consequentemente ter melhores resultados.

E você, gostou das nossas dicas para promover reuniões mais produtivas e melhorar a comunicação na escola? Tem ideias e experiências para compartilhar conosco? Não deixe de comentar!

Deixe uma resposta