Como fazer reuniões entre pais e professores mais produtivas?

Escola em Movimento > Blog > Comunicação Escolar > Como fazer reuniões entre pais e professores mais produtivas?

Como fazer reuniões entre pais e professores mais produtivas?

Posted by: admin
Category: Comunicação Escolar
Como fazer reuniões entre pais e professores mais produtivas?

Conduzir reuniões de pais e professores de maneira produtiva e proveitosa é um grande desafio para educadores de todos os níveis de ensino.

Os pais dos alunos, afinal de contas, chegam ao evento com grandes expectativas a respeito do rendimento dos filhos e o posicionamento da escola. Então, o planejamento é essencial para que exista o foco da pauta central da reunião e não existam atritos indesejados.

Diante desta realidade, como realizar encontros favoráveis e propiciar um ambiente construtivo de troca de ideias entre pais e educadores? A boa notícia é que é possível lançar mão de muito planejamento e criar um espaço de diálogo positivo para todos os membros da ocasião. Confira nossas dicas e saiba como fazer uma reunião entre pais e professores mais produtiva e melhorar a comunicação na escola!

Antes de tudo, conheça bem o perfil dos pais

É fundamental que a escola conheça bem os pais e o alunos. Como atender as expectativas sem nem ao menos saber quais são as principais? Logo, uma pesquisa quando o aluno entra na instituição pode trazer insights muito interessantes.

As perguntas do questionário podem abranger questões como o temperamento das crianças, as principais dificuldades, se elas possuem alergia a algo, se há doenças preexistentes ou déficits de aprendizagem e qual a expectativa em relação à escola.

Aproveite para medir o interesse dos pais pelas reuniões e buscar saber deles o que esperam desses encontros. A informação que eles podem passar darão um bom norte para planejar a reunião.

Como preparar uma reunião que encante os pais

Um planejamento acurado é uma das etapas mais importantes para o sucesso de qualquer empreitada. Em consonância com a coordenação pedagógica, é importante elaborar um roteiro a ser seguido na reunião que envolva os pais e professores. Definindo com clareza os objetivos principais do encontro e a programação para o mesmo. Desta forma, evita-se reuniões extensas, sem uma pauta pré-determinada e, portanto, confusa e pouco produtiva para os pais presentes.

O planejamento também envolve um plano de comunicação para divulgar a reunião com antecedência. Definindo-se data e horário, deve-se entrar em contato com os pais relembrando a importância e a pauta do encontro. Para maior engajamento, o ideal é que já tenham as datas planejadas no início do ano. Assim, usando a agenda digital os pais podem visualizar todo o cronograma, e receberem notificações lembrando as datas.

Uma dinâmica para a reunião de pais também pode ser uma boa, para deixar o clima mais leve e deixar os responsáveis mais à vontade.

Aposte em uma boa dinâmica de condução do diálogo

A dinâmica de condução da reunião também é fundamental para a produtividade. Incentivar a participação e o engajamento dos pais com a escola e o diálogo estabelecido, sem o risco de desvio dos principais pontos a serem discutidos, é o grande desafio. Ainda que os pais estejam ansiosos para saber e debater o desempenho de seus filhos, é importante deixar claro o roteiro. Assim, as metas centrais não são perdidas no meio do encontro e a reunião não se torna cansativa e improdutiva.

Por outro lado, a participação de todos os pais é importante e deve ser valorizada. Por este motivo, fazer observações sobre cada uma das falas deste público, procurando trazer o assunto do plano individual para o geral quando necessário, é um bom método para conduzir a troca de ideias. Neste momento, o importante é transmitir e explanar informações que são importantes para todos os alunos, cumprindo objetivos estabelecidos. A dinâmica de grupo, enfim, deve prevalecer. Posteriormente, pode-se realizar o atendimento dos pais interessados em uma conversa individual.

Aproveite para apresentar a escola aos pais

A relação entre pais e escola começa a partir do acolhimento. Os momentos de encontro presencial, às vezes, são mais raros, então aproveite para fazer uma recepção afetiva e hospitaleira. Além disso, os pais precisam conhecer o ambiente escolar e isso não abrange apenas a sala de aula. Para que os pais estabeleçam com a escola uma parceria pautada na confiança, é necessário que eles saibam onde o filho realizará cada atividade, precisam ter certeza que os ambientes são seguros e favorecem o desenvolvimento de seus filhos.

Outra ideia interessante é aproveitar a reunião para expor trabalho dos alunos. Se por um lado, os pais ficam orgulhosos das criações dos filhos, por outro, os filhos se sentem estimulados a produzir algo que será visto por sua família. Abrir as portas da escola para esse tipo de acontecimento é fundamental para fortalecer o vínculo entre pais-alunos-escola. Ao mesmo tempo, as reuniões se tornam mais atrativas para os pais.

Avalie a eficácia e o nível de satisfação com o encontro

O processo de planejamento e organização de reuniões de pais e professores é também um processo de aprendizado. Para aprimorar, de forma contínua, a dinâmica dos encontros e o atendimento aos familiares, é importante mensurar a satisfação dos presentes sobre a ocasião.

Uma escola que utiliza um aplicativo de agenda digital da Escola em Movimento, por exemplo, pode realizar pesquisas para ter insights dos pais sobre as reuniões realizadas. Isso com bastante praticidade e rapidez.

Ou podem também optar por um método mais tradicional, aplicando um questionário. Ele pode ser preenchido no fim do evento, enfatizando a importância do mesmo para um constante aprimoramento das reuniões. A partir dos resultados, será possível analisar os impactos do encontro e as impressões dos pais sobre o diálogo que foi estabelecido. Além de levantar pautas importantes a serem tratadas nos próximos eventos.

Por fim, é interessante enviar um resumo com o conteúdo da reunião para os pais e familiares que não puderam comparecer. Isto, além de apresentá-lo para a equipe da escola e debater seus desdobramentos com a coordenação pedagógica.

Organizar e conduzir reuniões produtivas é um passo importante para estabelecer um contato efetivo entre pais e educadores. Isto fomenta a ponte entre os familiares e a escola. Promover este engajamento permite a escola criar um ambiente mais agradável aos alunos, e consequentemente ter melhores resultados.

E você, gostou das nossas dicas para promover reuniões mais produtivas e melhorar a comunicação na escola? Tem ideias e experiências para compartilhar conosco? Não deixe de comentar!