Conheça as 5 principais tendências tecnológicas na educação

Escola em Movimento > Blog > Comunicação Escolar > Conheça as 5 principais tendências tecnológicas na educação

Conheça as 5 principais tendências tecnológicas na educação

Postado por: admin
Categoria: Comunicação Escolar
Conheça as 5 principais tendências tecnológicas na educação

Os tempos mudaram e as demandas educacionais também. A escola atual precisou se modernizar, justamente para se adequar às novas tendências tecnológicas na educação. Já não dá para adotar as metodologias tradicionais e as velhas práticas pedagógicas, se o contexto da educação agora é completamente diferente do passado.

O mundo hoje apresenta informações mais rápidas e acessíveis, crianças e adolescentes mais conectados às mídias digitais, além de um mercado mais exigente.

Para atender a esse novo perfil de estudante, é preciso conhecer as tendências tecnológicas na educação e implementar as mudanças necessárias para melhorar o ensino. Quer descobrir quais são as principais tendências tecnológicas do segmento? Então acompanhe este post que preparamos para você.

Aprendizagem Móvel

Especialistas andam comentando que o futuro da educação está na tela dos celulares e tablets. É o que chamamos de “mobile learning”. A aprendizagem móvel já é uma realidade em várias escolas do mundo e, atualmente, os alunos já utilizam os dispositivos móveis para ler e-books, fazer pesquisas na internet, acessar jogos educativos, conferir portfólios online, participar de grupos de estudo em mídias sociais, dentre outras tarefas que fazem parte da rotina estudantil.

Gamificação

Outra super tendência é a gamificação, também chamada de gamification ou “educação gamificada”. Ela, nada mais é, do que a aprendizagem por meio de jogos eletrônicos. Os games ajudam a aumentar o nível de atenção, retenção dos conteúdos e motivação dos estudantes. Como se não bastasse, os rankings, medalhas e premiações elevam a autoestima dos alunos e os fazem acreditar em si mesmo. Vale a pena investir nessa inovação tecnológica!

Lousa Digital

A lousa digital é uma das modernas tendências tecnológicas na educação que estão se popularizando rapidamente no mundo inteiro. Ela consiste em uma grande tela substituta da lousa convencional e do quadro negro. O mais bacana da lousa digital é que os conteúdos podem ser acompanhados de ilustrações, exercícios, vídeos, etc. Além disso, os alunos podem se concentrar na explicação do professor ao invés de anotar o que enxergam na tela. O assunto da aula pode ser facilmente acessado posteriormente, já que se trata de um arquivo digital.

Ensino híbrido

O ensino híbrido é a mistura de aprendizado off-line com aprendizado online. Nessa proposta, o aluno mescla momentos em que estuda virtualmente e sozinho através de plataformas digitais, com momentos em que estuda de forma presencial. Enquanto o aprendizado online depende da tecnologia, o estudo off-line dispensa equipamentos modernos e foca nas interações interpessoais.

Plataforma de comunicação escolar

As plataformas de comunicação escolar são ferramentas que podem mudar os rumos da educação moderna. Através de softwares e aplicativos integrados, é possível ajudar as instituições de ensino a melhorar a forma de se comunicar com os professores, pais e alunos. Esse tipo de ferramenta também contribui na redução de custos, agilização de processos e otimização da gestão da escola.

O aplicativo da Escola em Movimento já é usado por mais de 500 escolas no Brasil, e permite que a escola tenha uma ferramenta personalizada às suas necessidades. Saiba mais sobre as funcionalidades aqui. 

Compartilhe conosco as suas opiniões e experiências através dos comentários. Até a próxima e continue acompanhando as novidades em nosso blog.