Dia da Família na Escola

🕑
min. de leitura
22/9/2023

A celebração do Dia da Família na Escola, como também dos dias das Mães e dos Pais é, sem dúvida, uma oportunidade para atrair as famílias para as escolas e agregar ainda mais valor ao serviço que a instituição oferece.

Além disso, sua escola pode aproveitar esses momentos para celebrar e promover a parceria das famílias com a instituição, que é uma das chaves para o seu sucesso.

Listamos aqui cinco maneiras de usar sua agenda escolar digital para te ajudar a celebrar esse dia e encantar as famílias, confira!

1 – Envie uma mensagem personalizada

Já pensou em enviar uma mensagem personalizada, programada para o dia da celebração?

Seu aplicativo escolar pode ser um grande canal para encantar esse dia. Mas para que tal comunicação tenha esse efeito, é necessário que a mensagem seja autêntica.

Já pensou em enviar uma mensagem escrita pelos próprios alunos? Peça para cada aluno escrever uma mensagem e deixe-os livres para serem criativos.

Peça também para escolherem uma imagem ou fazerem uma ilustração para acompanhar o comunicado – uma foto ou desenho pode ser o ideal!

Essa dinâmica também é boa para estimular os alunos a desenvolverem sua escrita e demonstrarem seus sentimentos.

Depois, é só transcrever as mensagens via aplicativo, programar o envio para a data e fazer com que as famílias acordem com a surpresa!

2 – Promova um evento na escola em homenagem

Uma das melhores homenagens aos pais que a sua escola pode fazer é em um evento presencial, em que os filhos são as grandes estrelas.

Que tal chamá-los para uma apresentação de teatro ou dança das crianças?

Uma apresentação assim pode ajudar as crianças a desenvolverem melhor suas habilidades artísticas e emocionais, além de estimular a parceria das famílias com a escola.

Pesquisadores apontam que os alunos que têm pais que participam das atividades na instituição recebem notas mais altas e gostam mais de estudar.

Para garantir uma maior participação, crie um evento no calendário do aplicativo, enviando um convite aos pais.

Solicite a confirmação de presença e configure lembretes próximos às datas do encontro.

Como sugestão para o tema do evento, está em alta a temática da maior participação dos famílias na criação dos filhos. Ajudar a conscientizar os pais para que sejam mais presentes, responsáveis e envolvidos na educação dos filhos é positivo para todo mundo.

3 – Grave e envie vídeos de homenagem dos alunos

O Dia da Família na Escola, ou os dias das Mães e dos Pais, também pode ser uma oportunidade para que a sua escola tire os alunos da rotina. Atualmente, as crianças têm imensa facilidade com a tecnologia e a escola pode aproveitar essa característica para estimular um uso criativo das novas ferramentas.

Que tal pedir aos alunos para que gravem um vídeo homenageando os pais?

Eles podem declarar todo o amor e gratidão, além de parabenizá-lo pelo seu dia.

Sua escola pode deixá-los livres para usar a criatividade e fazer o melhor vídeo possível!

Com o vídeo gravado, você tem a opção de enviar diretamente pelo app no horário e data desejados, o que garante total privacidade.

4 – Crie um jornalzinho com fotos e colagens

Pelo ClassApp, a escola pode enviar arquivos em PDF, adicionando fotos, textos, vídeos e outros elementos.

Nossa dica é criar um um material especial e personalizado com mensagens e fotos de momentos marcantes dos pais e das crianças, transformando a atividade em pequena versão de um jornal. Estimule os alunos a escreverem algumas “notícias” como uma foto da família, um convite, um recado e o que eles quiserem comunicar.

Como o documento é bem fácil de ser criado e permite várias possibilidades, vale usar a criatividade e contar com a ajuda das crianças!

5 – Crie um presente personalizado com fotos das famílias

A maioria das famílias se encanta ao receber um presente do filho. E quanto mais personalizado esse presente, melhor!

Sua escola pode brilhar nesse momento fazendo com que o aluno participe da confecção do presente que surpreenda o pai e a mãe.

Uma ideia interessante pode ser criar um ‘fotolivro’ de momentos em famílias, resultando em uma lembrança pessoal e simples de ser executada.

Dica bônus: faça cobranças com o ClassApp

Para viabilizar um presente para as famílias em que seja necessário que a escola compre materiais, você pode realizar a cobrança através do próprio aplicativo.

Para isto, o sistema de cobranças do ClassApp pode ser muito útil, por tornar essa comunicação muito rápida e direta, e por permitir que os pais paguem de qualquer lugar, com muita comodidade e segurança.

O pagamento pode ser feito via boleto bancário, Pix ou cartão de crédito. Fica fácil receber os valores e os colaboradores gastam muito menos tempo e energia do que no processo tradicional em que os pais enviam o dinheiro físico.

O ideal é mandar a cobrança com uma certa antecedência, assim os familiares têm mais tempo e a adesão tende a ser maior.

Que tal? Esperamos que tenha gostado das dicas e tenha uma comemoração do Dia da Família na Escola incrível em sua escola!

Conte com a ClassApp para ter um relacionamento de excelência com as famílias, é só clicar aqui para conhecer nossa agenda digital escolar.