Quais as Funções de um Diretor Escolar no dia a dia?

Posted by: Escola em Movimento
Category: Comunicação Escolar

O gestor escolar é a figura central de uma instituição de ensino.

Com responsabilidades que vão desde a gestão de contas até a gestão dos relacionamentos, ele precisa ser polivalente para conseguir desempenhar com maestria todas as responsabilidades que são inerentes ao seu cargo.

Além disso, ele também precisa ser capaz de enxergar as possibilidades e inovar. Conduzir a escola à evolução constante é um grande desafio.

Pense na importância de uma função de liderança em um ambiente onde são formados os cidadãos do futuro? Logo, o preparo é fundamental.

E para te mostrar mais sobre as funções de um diretor escolar, listamos algumas boas práticas para elevar seu desempenho ou, se for o caso, te preparar para a nova função.

Estabelecer bons relacionamentos com todos os públicos da instituição

A gestão escolar precisa desenvolver um bom vínculo com todos os grupos que fazem parte da instituição, a fim que uma gestão democrática e participativa seja vivenciada.

Ele tem a missão de estabelecer bons relacionamentos e de envolver todos os grupos envolvidos nesse ambiente. Unir forças em órgãos públicos e privados, na comunidade, família e entidades do segmento, e mostrar que o papel de educar não cabe apenas ao estabelecimento de ensino.

Sendo assim, este profissional precisa deixar claro que o processo de ensino e aprendizagem só será capaz de gerar bons resultados com o trabalho efetivo de todos.

E ao ser capaz de gerar este entendimento, que será alcançado por meio de bons laços sociais, o diretor ganhará importantes aliados dentro e fora de sua escola.

Como você busca ter estes bons relacionamentos?

É fundamental saber orientar, ouvir e motivar os colaboradores. Quando for a hora de chamar a atenção de alguém, é necessário muito cuidado, para que entendam o recado e não levem para o jeito pessoal.

Como diz o autor do clássico livro “Como fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, Dale Carnegie, criticar por criticar não ajuda ninguém a melhorar. É necessário entender porque fazem o que fazem.

Quais são as funções de um diretor escolar no dia a dia?
Uma boa ferramenta de comunicação escolar também ajuda no relacionamento. A agenda de papel não é mais capaz de suprir a necessidade de comunicação que uma escola de alto nível tem, entenda o porquê aqui. 

Veja também: Gestão Escolar: O que é, estratégias e TUDO sobre

Entender bem o que pensa o seu público

Você sabe o que os pais pensam sobre a sua escola? Entende quais foram os fatores que fizeram eles escolherem a sua instituição para que os filhos desenvolvessem? O que pesou mais, a localização? O método de ensino? A estrutura?

Parece insignificante, mas entender porque eles escolheram a sua instituição faz toda a diferença. Por isso, realizar pesquisas com os pais é essencial, e é mais fácil fazer isso usando um aplicativo escolar.

Assim, você pode em poucos minutos elaborar um questionário para enviar aos responsáveis e ter esses dados. Essas informações vão ajudar sua gestão a focar nos resultados que mais importam, a escolher melhor os investimentos e tomar escolhas mais assertivas.

Se sua escola quer ir além e se destacar em relação às outras, é importante conhecer a fundo o perfil dos pais.

Além de entender o perfil do público, também é importante saber o quanto os pais estão satisfeitos com a sua escola. O NPS é uma métrica que mede o nível de lealdade dos clientes, uma técnica que pode ser aplicada em sua instituição para que consiga melhorar a taxa de retenção.

Por meio do app da Escola em Movimento é possível que os pais avaliem sua satisfação com os atendimentos feitos via app, e então a escola vai poder ter números precisos sobre a satisfação dos pais em várias áreas de atendimento da escola.

Acompanhar e orientar os processos pedagógicos

Em uma instituição educacional existem os pedagogos. Eles são profissionais responsáveis por elaborar os planos de ensino e averiguar se eles estão sendo cumpridos corretamente.

A gestão escolar, neste caso, deve acompanhar, supervisionar e orientar sua equipe colaboradora. O diretor é também responsável por mostrar que as tecnologias não podem ser dissociadas do processo de ensino. O gestor pode liderar ações na escola para que a tecnologia seja agregada às técnicas de ensino.

O diretor pode sempre procurar oportunidades de melhora nos processos de ensino e de atendimento aos pais. Aliando a tecnologia, a produtividade dos colaboradores pode aumentar bastante. Com isso, os colaboradores podem gerar mais valor para os alunos e também para os responsáveis.

Mobilizar e engajar os pais e responsáveis

Os bons relacionamentos criados por um diretor também servem para que ele seja capaz de mobilizar a família para estabelecer uma parceria de verdade.

Quando esse profissional tem voz ativa e estabelece comunicação constante com os familiares, ele consegue desenvolver a percepção de que a escola é uma extensão da casa no que tange à educação, e não o contrário.

E quando há esse entendimento, o acompanhamento e suporte da vida escolar dos estudantes torna-se maior, o que favorece bastante a assimilação e internalização dos conteúdos apresentados em sala de aula.

Usando um aplicativo escolar, é possível fortalecer a comunicação com os pais, nutrindo o relacionamento enviando conteúdos positivos do dia a dia na instituição.

Para engajar os responsáveis, é interessante também criar eventos nos calendários criados no sistema, para evitar esquecimentos e facilitar o planejamento já no início do ano letivo.

Como falamos neste artigo, a importância da parceria com as famílias não pode ser subestimada. Quando os responsáveis se envolvem, as chances de que o aluno se alinhe aos objetivos da escola é muito grande. Estimular o relacionamento próximo, os bons hábitos, e procurar conscientizar os pais sobre a importância do papel deles na educação faz toda a diferença.

É também importante saber como lidar com a reclamação dos pais, confira melhor aqui. 

Gestão escolar: quais são as funções de um diretor no dia a dia?


Um bom diretor escolar se preocupa com os detalhes

O diretor escolar tem o papel de cuidar das burocracias administrativas da instituição. E para que ele consiga exercer bem esta função, precisa conhecer a fundo todas as normas do ensino educacional, assim como as instruções e portarias referentes a esse sistema.

Ele também precisa atentar-se à documentação necessária para a execução das atividades escolares, destinar o uso das verbas dentro da instituição, cumprir prazos e exercer toda e qualquer outra atividade relacionada à gestão desse ambiente.

Como as funções de um diretor de escola são muitas, eles precisam contar com o apoio de colaboradores que tenham competências complementares.

Ter uma boa equipe faz toda diferença, e aí entram também as habilidades de liderança. Um bom líder é aquele que cria as condições para que os colaboradores exerçam o melhor do seu potencial.

Por isso é fundamental manter todos eles motivados e cientes dos objetivos. Eles precisam se sentir parte do ideal da escola e ter sua importância reconhecida. Isso passa pela capacidade de gestão do diretor e sua habilidade em resolver possíveis conflitos no ambiente de trabalho.

É importante conversar e se reunir com os professores e profissionais da secretaria, coordenação e demais áreas para ouvir o que eles pensam.

Porque não pedir para eles dizerem o que acham que pode ser melhorado na instituição? É importante ouvir críticas construtivas para enxergar possibilidades de melhora.

Cada um deles podem dar importantes contribuições porque têm experiências diferentes que, por muitas vezes, sozinho uma pessoa é incapaz de notar.

Um colaborador que não estiver satisfeito pode influenciar outros, e isso compromete a qualidade do seu trabalho. Por isso, procure sempre valorizar seus colaboradores e dar-lhes atenção para que eles se sintam realmente parte de um propósito maior.

Sua escola só vai ser bem sucedida com profissionais que amam o que fazem, assim eles fazem o seu melhor.

A administração escolar pode sempre ser otimizada

Como você trabalhava há 10 anos atrás? Tudo continua a mesma coisa?

Provavelmente, não. Hoje existem ferramentas que nos ajudam a executar várias tarefas, a informação corre mais rapidamente, enfim, a tecnologia nos trouxe várias otimizações.

E, pelo que podemos observar, ainda vai continuar nos trazendo muitas inovações.

A administração escolar, logo, pode ser continuamente otimizada. Cabe ao diretor escolar buscar se cercar de pessoas capacitadas para ajudarem a escola a ter um crescimento contínuo.

Entenda melhor lendo este artigo sobre como inovar na administração escolar. 

Busque a inovação

É difícil prever as profissões que serão mais comuns no futuro, isso vem mudando muito com o tempo, não é verdade? Você se lembra da diferenças da época que era apenas estudante e depois quando saiu da faculdade?

A revista Exame fez uma matéria bem interessante com as 20 profissões do futuro, segundo os especialistas. Se imaginamos que a inovação em todas as áreas está cada vez mais rápida, as escolas, que preparam os profissionais do futuro, não podem ser diferentes.

Neste artigo, falamos sobre o que as escolas podem aprender com as startups, as empresas disruptivas. Como gestor, é importante se manter atualizado sobre as novidades, e temas como inteligência artificial e realidade aumentada podem ser discutidos no ambiente de ensino.

Eventos como a Bett Educar, em São Paulo, são também uma ótima oportunidade para ficar por dentro das novas tendências e tecnologias.

O site Porvir é uma ótima fonte de informações sobre inovações na área de educação, então vale também ficar atentos ao conteúdo deste site.

Tenha um plano de comunicação

Uma boa comunicação vai impactar nos resultados de todas as áreas da sua escola. Tanto para fortalecer a parceria com os pais, como para melhorar a captação e taxa de retenção de alunos.

Como diretor escolar, seu papel é buscar comunicar aos responsáveis o que a sua escola faz de bom.

Ao comunicar o que faz de bom, a marca da sua escola é fortalecida. E como fazer isso? Sabemos que usando um aplicativo escolar isso fica muito mais fácil, pela simplicidade de enviar todos os tipos de arquivos. As escolas que investem em comunicação tem mais valor.

Use o aplicativo de forma inteligente, pode também facilitar a comunicação interna e aumentar a produtividade dos colaboradores.

Planeje como cada colaborador da escola vai usar o aplicativo, que tipos de conteúdos a secretaria, a coordenação e os professores vão enviar. Pense em canais de atendimento para facilitar o contato dos pais, de forma que os tipos de mensagem sejam direcionados aos colaboradores certos.

O storytelling pode ser uma ótima técnica de marketing para que sua escola consiga criar encantamento, explicamos como neste artigo. 

Execute uma boa estratégia de Marketing Educacional

Um diretor de uma escola particular estará também sempre preocupado com a saúde financeira da instituição.

Pra atração e retenção de alunos, é importante ter uma boa estratégia de marketing educacional.

Pensar em uma boa comunicação com as famílias, em contar boas histórias, em valorizar o que acontece de bom na instituição vai favorecer os resultados da escola.

O marketing para instituições de ensino envolve a identificação do mercado alvo, quais são os serviços prioritários, como a escola deseja se posicionar e quais canais de tração de clientes irá usar.

Entenda melhor como formular a estratégia para a sua escola lendo este artigo.

Tenha um bom atendimento escolar

O atendimento é parte fundamental de cada negócio, em uma escola, não seria diferente. Por conta dos novos meios de comunicação, as pessoas se acostumaram com uma nova forma de se comunicar.

As ligações, antes tão frequentes, já deixam de ser a forma mais comum para resolver um problema ou tirar uma dúvida.

Isso é compreensível, afinal, ninguém quer gastar muito tempo para tirar dúvidas que às vezes são pequenas, e não tão urgentes.

Diante dessa nova realidade, as escolas também precisam se adaptar a novos meios de atendimento, para que consigam atender as expectativas dos pais, dos alunos e colaboradores.

Pensando em retenção e também no engajamento das famílias, é bom a sua escola ter um processo de atendimento eficiente, capaz de otimizar o processo e que permita a análise da satisfação.

Usando o app, sua escola pode criar canais para que os chamados caiam diretamente para as pessoas certas, e com isso o tempo de resposta caia.

Entenda melhor sobre como ter um bom atendimento escolar lendo este artigo.

Escolha boas tecnologias para a sua escola

Novas tecnologias surgem o tempo todo. Para todos os processos da escola, uma boa tecnologia pode trazer ganhos.

No caso da comunicação, por exemplo, um aplicativo escolar passa a permitir novos diálogos e um melhor relacionamento entre família e escola.

Para a rotina da escola, a escolha pode ser mais fácil, já que a oferta de produtos e serviços e ampla. Mas, e para a educação dos alunos?

Qual o mínimo que precisamos saber?

Algumas tendências estão surgindo que prometem mudar muita coisa na educação. Inteligência artificial, gamificação, realidade virtual, análise de dados…

Surgirão novas necessidades, e é importante ficarmos atentos às novidades. Neste artigo, fazemos um resumo do que precisamos saber sobre tecnologia na educação.

Procure liderar uma escola que prepara os alunos para a vida, não apenas para as provas

Entender o real objetivo das famílias com a educação dos filhos é importante, como mencionamos. No entanto, também é válido desafiá-los. Eles esperam uma escola que preparam os alunos para as provas ou para a vida?

O foco principal é mesmo o bom desempenho em testes padronizados? Sua escola pode ter uma metodologia mais aberta ao desenvolvimento de habilidades.

Não sabemos ao certo quais serão as profissões do futuro, mas os especialistas afirmam que habilidades como boa comunicação, facilidade para aprendizado de coisas novas e inteligência emocional, serão ainda mais relevantes. Neste artigo, explicamos isso melhor.

E aí, gostou das dicas? Claro que o papel de gestor envolve várias habilidades e apenas resumimos os principais pontos neste post. Para ter acesso a um conteúdo mais completo, acesse o Manual do Gestor Escolar.

PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 voto(s), média: 5,00 de 5)
Loading...