Funções do diretor escolar

Quais as funções de um diretor escolar no dia a dia?

Comunicação escolar
|
🕑
8
min. de leitura
|
30/1/2023

O gestor escolar é a figura central de uma instituição de ensino. Com responsabilidades que vão desde a gestão de contas até a gestão dos relacionamentos, ele precisa ser polivalente para conseguir desempenhar com maestria todas as responsabilidades que são inerentes ao seu cargo.

Além disso, ele também precisa ser capaz de enxergar as possibilidades de inovar. Conduzir a escola à evolução constante é um grande desafio do diretor do futuro.

Pense na importância de uma função de liderança em um ambiente onde são formados os cidadãos do futuro?

Logo, o preparo é fundamental.

E para apresentar mais detalhes sobre as funções de um diretor escolar de uma escola particular, listamos algumas boas práticas para elevar o desempenho ou, se for o caso, te preparar para a nova função. Acompanhe!

Um bom diretor escolar se preocupa com os detalhes

O diretor escolar tem o papel de cuidar das burocracias administrativas da instituição. E para que ele consiga exercer bem esta função, precisa conhecer a fundo todas as normas do ensino educacional, assim como as instruções e portarias referentes a esse sistema.

Ele também precisa atentar-se à documentação necessária para a execução das atividades escolares, destinar o uso das verbas dentro da instituição, cumprir prazos e exercer toda e qualquer outra atividade relacionada à gestão desse ambiente.

A gestão escolar deve ainda acompanhar, supervisionar e orientar sua equipe para que os planos de ensino e os processos pedagógicos sejam cumpridos. 

O diretor é também responsável por mostrar que as tecnologias não podem ser dissociadas do processo de ensino. O gestor pode liderar ações na escola para que a tecnologia seja agregada às técnicas de ensino.

Como as funções de um diretor de escola particularsão muitas e demandam atenção a muitos detalhes, o ideal é contar com o apoio de colaboradores que tenham competências complementares e que apoiem o trabalho da gestão.

O papel da liderança para o diretor escolar

Ter uma boa equipe faz toda diferença, e aí entram também as habilidades de liderança. Um bom líder é aquele que cria as condições para que os colaboradores exerçam o melhor do seu potencial.

Por isso é fundamental manter todos eles motivados e cientes dos objetivos. Eles precisam se sentir parte do ideal da escola e ter sua importância reconhecida. Isso passa pela capacidade de gestão do diretor e sua habilidade em resolver possíveis conflitos no ambiente de trabalho.

É importante conversar e se reunir com os professores e profissionais da secretaria, coordenação e demais áreas para ouvir o que eles pensam, exercendo a escuta ativa e criando espaços seguros para que eles possam fazer críticas construtivas sobre possibilidades de melhoria.

A equipe escolar pode dar importantes contribuições porque tem experiências diferentes que, por muitas vezes, uma pessoa sozinha é incapaz de notar.

Um colaborador que não estiver satisfeito pode influenciar outros, e isso compromete a qualidade do seu trabalho. Por isso, procure sempre valorizar seus colaboradores e dar-lhes atenção para que eles se sintam realmente parte de um propósito maior.

Um bom diretor deve se preocupar em melhorar sua capacidade de liderança para manter a equipe focada e feliz no trabalho. Com isso, se cria condições para que toda a equipe desenvolva bem o seu trabalho e cumpra suas metas.

Sua escola só vai ser bem sucedida com profissionais que amam o que fazem, assim eles fazem o seu melhor. Clique aqui para baixar um material gratuito para aprender a reter talentos na sua escola.

Diretor deve buscar por inovação e otimização da administração escolar

Como você trabalhava há 10 anos atrás? Tudo continua a mesma coisa?

Provavelmente, não. A tecnologia nos trouxe várias otimizações e hoje existem ferramentas que nos ajudam a executar várias tarefas.

As inovações não vão parar de chegar, e em um ritmo cada vez mais acelerado.

A administração escolar, logo, pode ser continuamente otimizada. Cabe ao diretor escolar buscar se cercar de pessoas capacitadas para ajudarem a escola a ter um crescimento contínuo.

Apesar de ser difícil prever as profissões que serão mais comuns no futuro, é papel da gestão preparar as escolas para ajudar na formação dos profissionais do futuro. 

Como gestor, é importante se manter atualizado sobre as novidades e estar em constante busca por inovação no ambiente de ensino.

Eventos educacionais são uma ótima oportunidade para ficar por dentro das novas tendências e tecnologias, além de acompanhar notícias do setor pelo site do Escolas Exponenciais.

Execute uma boa estratégia de Marketing Educacional

Um diretor de uma escola particular estará também sempre preocupado com a saúde financeira da instituição e uma boa comunicação vai impactar nos resultados de todas as áreas da sua escola. Tanto para fortalecer a parceria com as famílias, como para melhorar a captação e taxa de retenção de alunos.

Uma boa comunicação entra também na estratégia de marketing educacional. Como diretor escolar, seu papel é buscar comunicar aos responsáveis o que a sua escola faz de bom, resultando no fortalecimento da marca da sua escola.  

O marketing para instituições de ensino envolve a identificação do mercado alvo, quais são os serviços prioritários, como a escola deseja se posicionar e quais canais de tração de clientes irá usar.

Conhecer outros cases de sucesso pode ajudar muito a trazer novos aprendizados e novas práticas para a escola, como por exemplo:

  • A comunicação deve ser segmentada, cada público deve receber assuntos bem personalizados
  • As escolas com bons resultados têm processos muito bem definidos
  • As fotos e os vídeos são os tipos de conteúdo que mais fazem sucesso

O storytelling pode ser uma ótima técnica de marketing para que sua escola consiga criar encantamento. 

Cuidar dos relacionamentos com equipe, alunos e famílias

A gestão escolar precisa desenvolver um bom vínculo com todos os grupos que fazem parte da instituição, a fim que uma gestão democrática e participativa seja vivenciada.

O diretor escolar tem a missão de estabelecer bons relacionamentos e de envolver toda a comunidade escolar, mostrando que o papel de educar não cabe apenas ao estabelecimento de ensino.

Sendo assim, este profissional precisa deixar claro que o processo de ensino e aprendizagem só será capaz de gerar bons resultados com o trabalho efetivo de todos.

Ao ser capaz de gerar este entendimento, que será alcançado por meio de bons laços sociais, o diretor ganhará importantes aliados dentro e fora de sua escola.

Mas como você busca ter esses bons relacionamentos?

É fundamental saber orientar, ouvir e motivar os colaboradores, alunos e famílias. Quando for a hora de chamar a atenção de alguém, é necessário muito cuidado para que entendam o recado e não levem para o lado pessoal.

Como diz o autor do clássico livro “Como fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, Dale Carnegie, criticar por criticar não ajuda ninguém a melhorar. É necessário saber dar feedbacks construtivos, com contexto e mostrando o impacto das ações.

Mobilizar as famílias e saber o que elas esperam da escola

Os bons relacionamentos criados por um diretor também servem para que ele seja capaz de mobilizar a família para estabelecer uma parceria de verdade.

Mas para isso, é preciso conhecer as famílias!

Você sabe o que os pais pensam sobre a sua escola? Entende quais foram os fatores que fizeram eles escolherem a sua instituição para que os filhos desenvolvessem? O que pesou mais: a localização? O método de ensino? A estrutura?

Entender porque eles escolheram a sua instituição faz toda a diferença. Por isso, ouvir as famílias e realizar pesquisas são passos essenciais para a gestão.

Essas informações vão ajudar sua gestão a focar nos resultados que mais importam, a escolher melhor os investimentos e tomar escolhas mais assertivas.

Se sua escola quer ir além e se destacar em relação às outras, é importante também conhecer a fundo o perfil dos pais e saber o quanto eles estão satisfeitos com a sua escola.

O NPS é uma métrica que mede o nível de lealdade dos clientes, uma técnica que pode ser aplicada em sua instituição para que consiga melhorar a taxa de retenção.

Quando o diretor escolar consegue estabelecer comunicação constante e efetiva com os familiares, ele consegue desenvolver a percepção de que a escola é uma extensão da casa no que tange à educação, e não o contrário.

E quando há esse entendimento, o acompanhamento e suporte da vida escolar dos estudantes torna-se maior, o que favorece bastante a assimilação e internalização dos conteúdos apresentados em sala de aula.

Uma dica para fortalecer a comunicação com os pais é utilizar um aplicativo de comunicação escolar como o ClassApp, que apoia mais de 1.000 escolas no Brasil a nutrir o relacionamento com as famílias.

Potencialize o seu papel como diretor escolar com a ajuda da ClassApp! Descubra como nossa solução de comunicação escolar pode simplificar suas tarefas diárias, fortalecer a parceria com a equipe escolar e aprimorar a interação com as famílias.

Clique aqui para conversar com um de nossos especialistas e descubra como a ClassApp pode ser sua aliada para um dia a dia de gestão escolar da sua escola particular mais eficiente e produtivo.

Leia também

Conteúdos gratuitos