Internet na escola: Como professores podem garantir privacidade?

Escola em Movimento > Blog > Comunicação Escolar > Internet na escola: Como professores podem garantir privacidade?

Internet na escola: Como professores podem garantir privacidade?

Postado por: admin
Categoria: Comunicação Escolar

A internet possibilitou nos últimos anos um elevado nível de interação, conectividade e compartilhamento de informações.

Toda essa interatividade ensejou, contudo, numa exposição sem precedentes, que trouxe consigo problemas como a falta de privacidade na internet.

Com a internet na escola, essa questão toma contornos ainda mais fortes. Na busca por melhorias na comunicação escolar, alguns professores têm adotado a comunicação online com seus alunos.

Entretanto, é preciso atentar para a forma como essa interação ocorre, a fim de evitar exposição em excesso, principalmente em redes sociais.

Além disso, dificuldades relativas à segurança também devem ser consideradas para afastar entraves no processo de comunicação escolar. Quer saber quais medidas os professores podem adotar para garantir mais privacidade na internet? Então confira o nosso post abaixo:

Atente para a forma como está se comunicando

Fortalecer o processo educacional mediante melhorias na comunicação com pais e alunos é algo que está nas mãos do professor. O uso de tecnologias para fortalecer esse processo pode — e deve — ser adotado pelos professores e por toda a comunidade escolar, pois modernizam e inovam o ensino e aumentam a eficiência operacional da escola.

No entanto, uso da internet na escola requer alguns cuidados. O professor deve ter em mente que as redes sociais talvez não sejam o ambiente mais privado e seguro para desenvolver esse tipo de comunicação.

O fato de estarmos nos comunicando online não significa que devamos deixar de lado as regras de convivência. Por isso, o professor deverá manter sua postura enquanto estiver em comunicação online com alunos e pais. Além disso, é recomendado manter o zelo na correta forma de escrever, evitando erros de português do mesmo modo que procura as melhores palavras para expor sua disciplina em sala de aula.

Tenha cuidado com exposição em excesso

O célebre Henry Brook Adams afirmava que professor afeta a eternidade e que é impossível prever até onde vai sua influência. De fato, a carreira de professor carrega em si um forte apelo à exposição. Muitas vezes, ele é o modelo para o aluno, influenciando-o na sua maneira de agir e pensar.

Os professores de hoje precisam de atenção redobrada em suas interações nas redes sociais para não impactar, inclusive, a sua própria vivência enquanto pessoa. Para isso, é preciso evitar qualquer excesso de exposição. Alguns especialistas recomendam que não sejam compartilhadas fotos comprometedoras nos álbuns, a fim de evitar exposição da intimidade pessoal.

Mantenha a calma

Da mesma forma que olhar para os dois lados é uma medida prudente para evitar acidentes ao atravessar a rua, manter a calma em discussões e debates também é um caminho para garantir e manter a privacidade na internet.

Evite responder provocações e ameaças. Se um aluno respondeu um comentário seu de modo agressivo, respire fundo e contorne a situação. Evite discussões desnecessárias: elas não resolvem a questão e só expõem os envolvidos.

Pessoas más intencionadas podem usar manifestações suas feitas no calor da discussão, e isso poderá repercutir negativamente em sua imagem.

Pense na segurança como peça chave para ter privacidade na internet

O universo online nada mais é que um espaço público de exposição, do qual encontramos, assim como na vida “real”, pessoas de todos os tipos. Assim, cuidado com o teor das informações que são compartilhadas na rede: elas são facilmente indexáveis por ferramentas de busca online, podendo ser rastreadas por terceiros.

Aplicativos de comunicação escolar: uma solução moderna e segura

Os aplicativos de comunicação escolar representam uma solução para garantir a privacidade na internet. Além de permitirem maior segurança e agilidade na comunicação escolar, eles propiciam um maior envolvimento dos pais no processo educacional e assim colaboram na gestão escolar.

Existem hoje no mercado diversos aplicativos capazes de possibilitar uma efetiva comunicação escolar online, com segurança e privacidade. A Escola em Movimento é um excelente exemplo desse tipo de app.

Projetado para funcionar como elo de ligação entre escola e família, o aplicativo conta com uma linguagem fácil, rápida e acessível. Dentre suas funcionalidades, destaca-se a possibilidade troca de mensagens entre professores e pais com o intuito de marcar reuniões, enviar lembretes e tratar qualquer tipo de assunto referente ao processo de aprendizado do aluno.

Essas são apenas algumas medidas que o professor e a escola podem adotar para aumentar a privacidade na internet. O importante é buscar sempre soluções inovadoras, incluindo novas tecnologias para o ensino, de modo que a educação seja fortalecida.

Então, o que achou do post? Deixe um comentário contando para nós e assine nossa newsletter para se manter sempre atualizado com as novidades da área de acompanhamento escolar e inovação no ensino.