Pais na escola: 5 dicas para aproximá-los e melhorar resultados

Escola em Movimento > Blog da Comunicação Escolar > Comunicação Escolar > Pais na escola: 5 dicas para aproximá-los e melhorar resultados

Pais na escola: 5 dicas para aproximá-los e melhorar resultados

Posted by: admin
Category: Comunicação Escolar
Pais na escola: 5 dicas para aproximá-los e melhorar resultados

Para que as crianças se desenvolvam adequadamente, elas não podem ter a assistência apenas das iniciativas de aprendizado vindas da escola, mas necessitam da participação dos pais em sua rotina de estudos e formação integral.

Muitas vezes, embora alguns pais não aceitem ou não gostem de admitir, o baixo rendimento escolar de seus filhos pode ser uma consequência de sua escassa participação nesta fase de aprendizado na vida das crianças.

É por isso que, por mais difícil que possa parecer, diretores de colégio, pedagogos e educadores em geral precisam pensar em métodos para trazer os pais para mais perto da escola.

A participação dos pais tem dois aspectos fantásticos para os gestores: ajudam tanto na retenção dos alunos como no desenvolvimento deles.

O estudante que entende que o que ele vive e aprende na escola tem valor para a sua família tem um rendimento melhor.

Depois de ler este artigo, baixe também este Ebook, que traz uma lista de questionários para realizar com os responsáveis para medir  e avaliar o envolvimento deles com a educação dos filhos.

Vamos relembrar algumas dicas interessantes que podem ajudar a engajar os pais?

Agende reuniões periódicas com os pais

Reuniões com os pais na escola não são exatamente uma novidade para informá-los sobre as condições e evolução dos filhos.

Mas, além das clássicas reuniões particulares, que cumprem chamados pontuais para resolver determinados problemas, a escola pode ter uma agenda com uma data fixa para que qualquer pai ou mãe, com o objetivo de obter informações, improvisar críticas ou tecer elogios, esteja presente no lugar.

Guia para Engajar os Pais na Educação dos Filhos

Por mais que a sua escola se comunique de forma eficiente via aplicativo da escola e redes sociais, nada substitui o contato presencial.

Aproveite a presença dos responsáveis para encantá-los e conscientizá-los sobre a importância da participação dos pais na educação dos estudantes.

Pense também em assuntos relevantes para falar com os pais. Temas como Inteligência emocional, Uso excessivo da tecnologia, Inovações para o aprendizado, estão bastante em alta.

Trazer especialistas para palestras ou simplesmente discutir o assunto com os pais, pode trazer ganhos para a sua instituição.

Organize eventos para toda a família na escola

Feiras do livro, exposições, quadrilhas juninas, programas de Páscoa ou Natal, entre outros mil exemplos possíveis são alguns dos tipos de eventos que podem fazer com que os pais estejam em sua escola.

Assim eles podem se integrar ao ambiente escolar, conhecer os professores e outros pais, e entenderem aspectos importantes da rotina do filho.

Os estudantes ficam mais empolgados ao realizarem trabalhos melhores quando entendem que eles serão compartilhados com os pais.

Aproveite os diferentes tipos de talentos que os estudantes possuem para mostrá-los. Isso vai motivá-los a crescerem e vai fazer com que os pais se sintam bem em participar do ambiente escolar.

Os eventos também são uma ótima oportunidade para que os pais estejam por dentro do universo dos seus filhos, e para que estreitem laços com os colaboradores.

Incentive atividades coletivas para a casa

Os professores podem passar para casa algum dever, por exemplo, que demande que os pais participem da realização deste com o filho, como alguma tarefa de recorte e colagem mais complexa, ou algo que requeira a criatividade de todos.

Às vezes uma pequena interação pode fazer com que os pais na escola tenham conhecimento de alguma dificuldade do filho ou adquiram o hábito de maior participação na vida escolar da criança. Veja aqui como idealizar o dever de casa para alunos. 

Sam Redding, no artigo Os pais e a aprendizagem dos filhos, publicado pela Academia Internacional da Educação, da Unesco, afirma que alunos que têm pais mais participativos têm melhores resultados do que os que têm familiares ausentes.

Os estudos mostram que as crianças alcançam melhores resultados quando os pais estabelecem metas altas, e que ao mesmo tempo são realistas.

Os pais dos bons alunos dão também enorme importância ao diálogo com seus filhos, o incentivam a usar palavras novas e se expressar bem. Eles também lhe proporcionam apoio consistente aos desafios da vida acadêmica.

Um bom dever de casa elaborados pelos professores pode causar uma aprendizagem muito eficaz. As atividades extraclasse são muito importantes para que o aluno domine os fatos e conceitos e desenvolvam seu pensamento crítico. Alguns dos benefícios do dever de casa:

– Ajuda a estabelecer o hábito de estudar em casa;

– Prepara o aluno para aprender de forma autônoma;

– Pode ser um aspecto central para uma interação familiar construtiva;

– Permite aos pais saber o que o aluno vai aprender na escola;

– Garantia de tempo gasto em atividade construtiva;

– Ampliação da aprendizagem formal;

– Permitir ao professor um progresso frequente do aluno.

5 dicas para aproximar os pais da escola

Pense na comunicação de forma estratégica

Uma comunicação bem feita vai fazer com que os pais queiram ser participativos na escola. E como ter uma boa comunicação escolar? É importante conhecer bem o perfil dos pais e alunos da sua escola para pensar na melhor abordagem.

Qual o perfil, e porque eles escolheram a sua instituição? Entender quais são as preferências deles vai ajudar na estratégia para aproximá-los.

Ter um aplicativo escolar vai te ajudar a criar um canal de comunicação com os pais e avaliar a satisfação deles com todos os processos da instituição. É importante também compartilhar conteúdos que agregam valor.

Tudo isso vai facilitar a aproximação dos pais com a escola. Porque vai ser interessante e prazeroso para eles participar.

As boas fotos e as boas histórias devem ser compartilhadas com os pais vias App. Teve uma apresentação de trabalho interessante dos alunos? Por que não compartilhar um álbum de fotos com os usuários?

Isso vai criar uma possibilidade de conversa entre pai e filho sobre algum assunto passado em sala de aula. Nem precisamos mencionar o valor disso, não é mesmo?

Usar o calendário do App criando lembretes para os eventos e situações que os pais precisem ser recordados. Isso também ajuda a melhorar a taxa de presença em reuniões e também a engajá-los mais na educação de seus filhos.


Busque o contato com os pais

Quando a Escola em Movimento começou a lidar com instituições de ensino, era comum que vários colaboradores tivessem receio de abrir o contato para os pais via ferramenta. No entanto, a prática mostrou que as escolas que abrem o contato obtém melhores resultados na comunicação.

Porque assim os pais podem ter atendimento rápido para tirar dúvidas, resolver problemas e opinarem sobre processos da escola.

Nestes tempos, nenhuma comunicação de mão única funciona. Por isso é importante buscar este relacionamento com os responsáveis.

Quando eles buscam a comunicação com a escola, é mais fácil sanar insatisfações e engajá-los. Além dos benefícios para o aprendizado dos alunos, tem também imensos benefícios para a retenção. 

Usando um App, você pode criar canais de atendimento diferentes, abrindo espaço para que eles participem. Canais como “Fale com o Professor”, “Sugestões e críticas”, “Fale com a Coordenação” podem ser bastante úteis.

Pesquisas de satisfação, feitas facilmente pelo app, também podem ajudar a identificar cenários de melhoria para a sua escola e possibilidades de engajá-los.

Dica bônus: O que fazer para evitar a insatisfação?

Em caso de alguma insatisfação, primeiro, procure entender o universo daquele que está reclamando. Segundo, promova o diálogo. Se for o caso de desgaste entre o pai e algum colaborador em específico, busque fazer que acertem o conflito, para que as arestas sejam aparadas.

Em caso de erro, procure-se responsabilizar e pedir desculpas. Segundo a Hubspot, 96% dos consumidores admitem continuar como parceiros de uma empresa que cometeu algum erro, desde que peçam desculpas.

Quando você detecta que há algum tipo de desgaste por parte dos pais mas não sabe exatamente o motivo, é importante continuar à procura de evidências que expliquem o descontentamento. Veja aqui como lidar com a reclamação dos pais na escola. 

Tendo mais informações sobre o seu público, além de ficar mais fácil conter os aborrecimentos, você pode encantar os responsáveis e melhorar os resultados da sua instituição.

Gostou das dicas? Está pronto para aproximar os pais e fortalecer a parceria com os pais?