Pais na escola: Como evitar insatisfação e manter o engajamento?

Escola em Movimento > Blog > Comunicação Escolar > Pais na escola: Como evitar insatisfação e manter o engajamento?

Pais na escola: Como evitar insatisfação e manter o engajamento?

Postado por: admin
Categoria: Comunicação Escolar
Pais na escola: Como evitar insatisfação e manter o engajamento?

Mesmo com melhorias da comunicação, presença dos pais na escola ainda continua sendo muito relevante para um bom relacionamento entre as partes. Tendo em vista essa nova formatação escolar, faz-se necessária a adaptação dos profissionais a essa realidade.

A comunicação entre professores, diretores e funcionários escolares com alunos e seus pais é um fator que exige muita atenção. Quando é bem realizada, tem como consequência uma multiplicidade de benefícios. Dentre esses, a total satisfação dos pais dos alunos, para tanto, elencam-se algumas dicas. Acompanhe e descubra mais sobre elas:

Saiba escutar

Pais na escola: Como evitar insatisfação e manter o engajamento?
Papel da escola teve seu conceito ampliado. Leia e entenda como proceder para satisfação dos pais na escola.

Para que a comunicação seja bem sucedida, é fundamental saber escutar os pais na escola. Seja no posicionamento de alguma discordância, na sugestão de alguma alteração, em um embate ideológico, ou mesmo em caso de elogios, ouvir o que pais ou alunos expõem é enriquecedor. Escutar e simplesmente escutar, sem interrupções ou intervenções defensivas.

Categorize e compreenda

Entenda os argumentos do locutor, coloque-se em seu universo e tente compreender a lógica que o levou a se posicionar de tal maneira. Feito isso, promova um encontro do locutor com o responsável pela questão, sem intromissões. Caso o responsável seja você mesmo, explique-se, de maneira calma, gentil e ponderada, os aspectos concernentes à questão, mostrando-se sempre aberto a novas ideias e alterações.

Responsabilize-se

Em uma reunião com os pais na escola, independente do tema, o profissional que se responsabiliza pela situação em questão, automaticamente conquista a confiança dos pais do aluno com quem está interagindo. Pedir desculpas, em caso de falhas, também é de suma importância.

Promova atitudes e acompanhe

Uma boa gestão escolar deve promover atitudes voltadas à satisfação dos pais dos alunos e a formação ideal de seus sujeitos. Reclamações, críticas e sugestões, devem ser o cerne de novas atitudes, projetos e posicionamentos. Uma vez instauradas mudanças, essas devem ser devidamente acompanhadas por professores, diretores e funcionários da escola, visando que as mesmas, alcancem seus objetivos.

Comunique-se e busque trazer os pais na escola

Para garantir a satisfação dos pais na escola é importante que eles estejam agregados aos processos escolares, se sintam incluídos ao ambiente e empoderados. É fundamental que os pais possam acompanhar a evolução de seus filhos, opinarem na formação desses por meio da escola, e se inteirarem de todas as informações que circulam no ambiente escolar — desde notas, reuniões, até lembretes e novidades sobre a escola.

Isso posto, para uma boa gestão escolar, com alunos bem formados, pais satisfeitos e profissionais preparados e atualizados às novas demandas escolares, destaca-se o papel fundamental que a comunicação adquire nesse contexto.

As novas tecnologias introduzidas ao contexto escolar potencializam os efeitos de uma boa comunicação, e consequentemente, uma boa gestão. Ainda tem alguma duvida ou questionamento sobre o tema? Então deixe seu comentário e se junte à conversa!