Por que cada dia mais escolas conectam os alunos ao app da escola?

Escola em Movimento > Blog > Arquivo Aplicativo Escolar > Por que cada dia mais escolas conectam os alunos ao app da escola?

Por que cada dia mais escolas conectam os alunos ao app da escola?

Postado por: admin
Categoria: Arquivo Aplicativo Escolar
Por que cada dia mais escolas conectam os alunos ao app da escola?

Com a evolução da tecnologia escolas do mundo inteiro vem enfrentando o desafio de se reinventar. Hoje o aluno antes de entrar na escola já está adaptado ao uso da tecnologia, enquanto em alguns casos os próprios profissionais da escola não têm tanta intimidade com as inovações. O caminho passa pelo investimento da escola no preparo desses profissionais.

Por que cada dia mais escolas conectam os alunos ao app da escola?
Escolas que conectam os alunos ganham novas possibilidades. Foto: Reprodução.

As escolas que se atentaram a essas mudanças e passaram a ter um próprio aplicativo escolar, estão desfrutando melhor das novas possibilidades. Com os alunos de idade mais avançada, estão conectando-os à sua própria ferramenta para facilitar o contato e melhorar a relação com os estudantes. Veja abaixo algumas das razões que mostram que essa pode ser também uma prática bem sucedida em sua escola.

Leitura no próprio app

É fim da aula, e o professor pede para os alunos lerem um texto que será discutido no dia seguinte.

A tecnologia permite essa facilidade de ter acesso aos conteúdos em qualquer lugar. O aluno, no fim de semana, vai para um sítio na zona rural, mas precisa ler conteúdos complementares à sala de aula, pode ver tudo no app da escola.No entanto, nem todos estão presentes, o que o professor faz? Envia o próprio texto no aplicativo da escola, e o aluno pode ler pelo próprio smartphone. Ao ir para a escola, os alunos podem aproveitar o momento que estão no automóvel ou metrô e ler.

A época em que era necessário carregar livros e mais livros se foi. A desculpa que não deu tempo de imprimir o arquivo também não é mais válida. O fato é que, com o uso do app da escola, no momento mais propício do dia os alunos podem ler os conteúdos necessários, já que os smartphones estão com eles em todo momento.

Engajamento com a escola gera melhores resultados

O engajamento do aluno significa bons resultados. Isso em geral quer dizer que ele está feliz e adaptado ao ambiente escolar, então tende a evoluir mais como cidadão e se preparar melhor pra carreira que optar no futuro.

Por que cada dia mais escolas conectam os alunos ao app da escola?
Com tamanho dos celulares atuais, a leitura no próprio aparelho ficou bastante facilitada. Foto: Reprodução.

Quando o aluno tem confiança nos processos passados pela escola a relação se torna mais fácil e proveitosa para todos. Recebendo notificações da escola em seu próprio aparelho celular faz com que ele se lembre com mais frequência daquilo que tem que fazer. A escola pode enviar vídeos pelo aplicativo e link de aulas complementares.

Como existem muitos conteúdos na internet, a gestão dessa informação passa a ser um dos principais papéis dos professores. Cabe ao professor orientar, tirar dúvidas e apontar caminhos. No Khan Academy, por exemplo, os alunos podem ter novos aprendizados e potencializar aquilo que aprendem em sala de aula.

Com um aplicativo próprio, fica fácil fazer a gestão da informação. O professor pode a qualquer momento enviar informações relevantes e orientar corretamente os alunos, nos horários mais adequados. Uma coisa é certa: no app, o aluno vai, no mínimo, visualizar.

Praticidade para troca de informações

Às vezes, o professor precisa resolver algumas situações de sala de aula que sem privacidade, fica difícil. Com o uso do app, o professor pode ter um contato mais pessoal com os alunos e então solucionar problemas com mais facilidade. Ali ele tem um canal rápido de informação que o permite ter um canal de diálogo que não era possível antes.

O professor não ia ligar antes para o aluno. Mas com a facilidade que tem ao se comunicar usando a ferramenta, ele pode sim abrir novos diálogos. Com esse contato próximo e prático problemas de relacionamento são solucionados com mais facilidade.

Não há limites nem regras para o uso de uma tecnologia assim incluindo os alunos. Cada escola encontrará seus próprios caminhos e particularidades, que farão com que encontre o jeito perfeito de se comunicar e potencializar uso da inovação. Compartilhe conosco suas dúvidas e sugestões!