Funções do coordenador pedagógico

Quais as funções do coordenador pedagógico na escola?

Comunicação escolar
|
🕑
6
min. de leitura
|
14/2/2023

Já pensou como uma escola pode se tornar única e singular? Além do projeto político pedagógico e as diretrizes que norteiam os valores, as particularidades de cada escola também se baseiam nas pessoas envolvidas no ambiente escolar. 

Existem diversos fatores que contribuem para isso e um deles é o trabalho exercido pelo coordenador pedagógico.

O coordenador pedagógico é uma das peças fundamentais para que a escola alcance sua singularidade. Suas funções vão desde o apoio aos professores até a comunicação com as famílias.

Por isso, ele é peça fundamental para o cuidado e a boa condução dos relacionamentos internos e externos da instituição.

Esse é apenas um dos papéis do coordenador pedagógico e neste artigo vamos te mostrar mais de suas funções e a sua importância para a escola particular.

Vamos lá? Boa leitura!!

O coordenador pedagógico e as suas atribuições

O coordenador pedagógico tem uma função de destaque no ambiente escolar. De forma geral suas funções são de articulação, formação e transformação. 

Manter-se sempre atualizado e antenado às demandas dos alunos é uma necessidade. As sugestões de professores e desejos dos pais são também muito bem-vindas.

Por isso, esse profissional precisa articular todos os saberes e anseios. Além de potencializar projetos e agregar novidades, sendo capaz de transformar a escola em um ambiente harmônico e completo de produção e transformação.

O que motiva os melhores coordenadores é que o resultado do trabalho transforma vidas!

Desse modo, o coordenador pedagógico é:

- O principal mediador e suporte dos professores:

Ele é o principal mediador entre o currículo e os professores, bem como entre os pais e o corpo docente. Com a responsabilidade de mediar, ele se torna capaz de revelar os significados das propostas curriculares e articulá-las junto aos professores. Assim os trabalhos são viabilizados de acordo com as diretrizes pedagógicas e socioculturais da escola.

- Aquele que cria boas relações:

Outra grande atribuição desse profissional é a de gerar uma boa comunicação. Se pensarmos que ele é o principal elo entre escola e pais, saber criar uma comunicação incrível é um fator chave para a boa gestão. Por isso, o coordenador precisa desenvolver sempre a sua capacidade de comunicação.

Como desenvolver a capacidade de comunicação?

Para fortalecer a parceria da escola com os professores, famílias e alunos, a coordenação precisa desenvolver habilidades de comunicação. Para isso, antes de tudo, é bom ter o ouvido atento e procurar entrar na perspectiva de quem nos fala. Pois, assim, é possível diagnosticar com precisão cada situação do contexto escolar.

E é a capacidade de compreensão que ajuda e muito os trabalhos na escola particular!

Para ter uma comunicação eficaz, o coordenador precisa ser claro e lembrar que nem sempre o que é óbvio para ele é óbvio para a comunidade escolar.

Concomitante com a habilidade de comunicação, é importante que o coordenador tenha espírito de liderança. Assim, é possível articular os interesses, ponderar conflitos e buscar as melhores soluções em grupo.

Com o espírito de liderança, o coordenador deixa os professores mais confortáveis para realizarem bem o trabalho. Confira aqui um material com dicas valiosas de como reter e valorizar os seus professores.

Esse profissional carrega um grande desafio e deve se aliar a todos os personagens da escola para que cumpra suas funções com zelo.

Coordenador pedagógico: o que fazer e o que não fazer

O coordenador pedagógico deve oferecer aos professores condições para que trabalhem, de maneira coletiva, as propostas curriculares.

Além de possibilitar a interdisciplinaridade e a adaptação de qualquer conteúdo à grade curricular. E para isso, ele precisa considerar a conciliação e os melhores resultados para os alunos.

Se analisarmos, a comunicação se torna fundamental também nesse processo, tanto com os professores, quanto com alunos e pais.

Portanto, como um formador, esse profissional deve, mais uma vez, oferecer condições que viabilizam os trabalhos dos professores. E claro, considerar também, os demais envolvidos no ambiente escolar.

O aspecto transformador de sua atividade profissional deve ser cumprido. Ele deve sempre proporcionar questionamentos, uma postura crítica e reflexiva de seu corpo docente e escolar como um todo.

Mas o que o coordenador pedagógico não deve fazer? 

Um coordenador não pode, de jeito nenhum, ter dificuldades para se relacionar.

Ele precisa saber lidar com as pessoas, gerir bem suas emoções, raciocinar e se expressar de forma clara para que consiga influenciar positivamente o ambiente.

Como sabemos, os colaboradores são fundamentais para o bom desempenho da escola privada e ter uma equipe motivada faz os processos fluirem melhor. 

Se há insatisfação, em algum momento isso irá refletir nas atitudes com os alunos ou pais, e o coordenador não pode deixar de agir quando identificar ações desse tipo! Ou seja, tente se aproximar da equipe, ter um bom relacionamento e valorizá-la.

Como uma solução de comunicação apoia o coordenador pedagógico

Se uma das principais funções do coordenador é a comunicação, usar as ferramentas adequadas pode facilitar e muito a troca de informações. Uma agenda digital online ajuda o coordenador ter mais gestão de tudo o que acontece dentro da escola - clique aqui para acessar gratuitamente um guia de boas práticas.

Uma sugestão é utilizar o ClassApp, solução de comunicação melhor avaliada do mercado, no qual o coordenador pedagógico poderá se comunicar tanto com os colaboradores quanto com os pais.

Ou seja, toda a comunicação da escola pode ser feita em um só lugar de forma profissional e centralizada.

Outra vantagem do uso do app é que a coordenação pode ter um maior controle de tudo que é comunicado e que está sendo feito no ambiente digital da escola.

Mais um grande benefício para facilitar a rotina de trabalho é a possibilidade de criar um canal de atendimento da Coordenação, no qual os pais podem enviar dúvidas, sugestões, críticas e elogios. No canal, a escola consegue informar o horário de atendimento e também o tempo de resposta, o que diminui a ansiedade das famílias por uma resposta imediata.

Com o ClassApp, a escola encontra mais possibilidades para os diálogos, o que é essencial para determinar pontos de melhorias.

Pelo ClassApp, é possível monitorar o tempo de resposta de cada canal de atendimento da escola

Viu a importância do coordenador pedagógico para a sua escola? Suas funções são cruciais para o bom desempenho do ambiente escolar.

Potencialize suas funções como coordenador pedagógico com a ajuda da ClassApp. Descubra como nossa solução de comunicação escolar pode otimizar suas tarefas, promover a colaboração entre professores e facilitar a comunicação com as famílias.

Clique aqui para conversar com um de nossos especialistas e veja como a ClassApp pode fortalecer o seu papel como coordenador pedagógico.

Leia também

Conteúdos gratuitos