Reunião de pais

Como fazer uma reunião de pais que realmente encanta?

Comunicação escolar
|
🕑
7
min. de leitura
|
30/1/2023

Conduzir uma reunião de pais e professores de maneira produtiva e proveitosa é um grande desafio para educadores de todos os níveis de ensino.

Os pais chegam ao evento com grandes expectativas a respeito do rendimento dos filhos e o posicionamento da escola. Por isso, o planejamento é essencial para que este contato seja desfrutado pela escola e, também, pelos responsáveis.

Mas como realizar encontros que realmente encantam os pais?

Antes de tudo é preciso ter em mente a importância da parceria entre pais e escola. Essa parceria é fundamental por vários aspectos, veja os três principais:

  1. Os alunos aprendem melhor quando os pais participam ativamente da sua vida escolar;
  2. Ter pais satisfeitos com a escola, ajuda com que o trabalho fique mais fácil. Assim, a instituição ganha um importante aliado para ajudar no desenvolvimento dos estudantes;
  3. Com essa boa relação, a taxa de retenção de alunos tende a ser mais alta, o que beneficia todos os colaboradores do estabelecimento de ensino.

Logo, é fundamental aproveitar a reunião de pais para estimular essa parceria e mostrar tudo que a escola faz de bom, por isso é fundamental saber os objetivos da reunião de pais e sua importância.

O encontro com os responsáveis é ideal para estimular bons hábitos. Além de conscientiza-los sobre questões importantes sobre a educação e de ser uma ótima oportunidade para ouvi-los, trocar ideias e dialogar.

A ClassApp preparou um e-book gratuito com dicas para realizar uma reunião de pais de sucesso. Clique aqui para fazer download gratuito do material!

Confira a seguir seis passos para você colocar em prática e ter uma reunião que realmente vai encantar os pais!

1. Conheça bem o perfil dos pais

Antes de tudo, é fundamental que a escola conheça bem os pais e os alunos. Afinal, como atender as expectativas sem nem ao menos saber o que as famílias esperam da escola? 

Uma pesquisa quando o aluno entra na instituição pode trazer insights muito interessantes que podem ajudar em todo planejamento estratégico da escola. 

As perguntas podem abranger desde questões sobre a criança como também qual a expectativa que a família tem em relação à escola.

Depois, meça o interesse dos pais pelas reuniões. Busque entender o que eles esperam desses encontros. As informações recebidas pelos responsáveis podem ajudar no planejamento da reunião.

Conhecer o nível de engajamento das famílias na educação contribui para um melhor direcionamento da comunicação com os pais. Com uma agenda escolar digital, você pode facilmente enviar pesquisas para que os pais respondam direto pelo celular.

2. O que os pais esperam das reuniões?

Conhecendo o perfil das famílias e o que elas esperam da escola, fica mais fácil planejar uma reunião que faça sentido para o seu público. Essa personalização ajuda a aprimorar a experiência das famílias e, como consequência, gera fidelização com a escola!

Mas, há algumas informações que são importantes e de grande interesse dos pais que devem ser apresentadas na reunião. Preparamos um checklist para você e sua equipe pedagógica usar nos encontros:

  • Quais tipos de conteúdos a criança deve aprender ao longo do ano?
  • Como a criança está evoluindo?
  • Quais são as disciplinas que o estudante está indo melhor e quais têm mais dificuldades?
  • Os deveres de casa estão sendo satisfatórios?
  • Que tipos de testes o aluno passará ao longo do ano?
  • O estudante em questão se relaciona bem com seus colegas?
  • O que pode ser feito pelos pais em casa para ajudar no desenvolvimento dos alunos?

Mas vale a atenção: muitas dessas questões fazem sentido em um contato individual e personalizado com os pais. 

Afinal, expor o mau comportamento de determinado aluno para todos é altamente constrangedor para a família e não pode acontecer nas reuniões de pais.

3. Como garantir uma maior participação dos pais?

Não há um segredo fácil e simples para garantir a participação de todos. Mas, uma boa comunicação somada ao sucesso das reuniões anteriores vão ajudar a sua escola a contar com um número maior de responsáveis nos encontros.

A estratégia de comunicação adotada vai interferir diretamente na participação dos pais: quando a comunicação é efetiva e encanta os pais, quer dizer que os valores gerados estão sendo percebidos.

Com uma comunicação efetiva, a tendência é que sua instituição tenha famílias mais satisfeitas com o serviço prestado. Sem uma boa comunicação, fica complicado influenciar as famílias e convencê-las de participar das reuniões.

Envie conteúdos educativos e atrativos nos canais de comunicação da escola. Se os pais acharem os conteúdos chatos, é bem possível que achem as reuniões desinteressantes.

Portanto, busque ter uma estratégia de comunicação eficaz e capaz de atrair a atenção para assuntos importantes.

Ter uma boa comunicação com as famílias faz toda a diferença no engajamento e faz com que se conscientizem sobre a importância da participação na vida escolar dos filhos.

4. Mensagens de convite para a reunião de pais

Como já vimos, garantir uma boa participação dos responsáveis passa pela assertividade da comunicação da escola.

Confira um trecho de “Pais brilhantes, professores fascinantes”, de Augusto Cury, que pode ser utilizados como inspiração nas mensagens para os pais. Veja:

Chore com seus filhos e abrace-os. Isso é mais importante do que dar-lhes fortunas ou fazer-lhes montanhas de críticas;
Não forme heróis, mas seres humanos que conheçam seus limites e sua força;
Faça de cada lágrima uma oportunidade de crescimento;
Estimule seu filho a ter metas;
Lembre-se: conversar é falar sobre o mundo que nos cerca;
Dialogar é falar sobre o mundo que somos;
Abraçar, beijar, falar espontaneamente;
Contar histórias e semear ideias;
Dizer não sem medo e não ceder à chantagem;
Para educar é necessário paciência.
Aproveite para apresentar a escola aos pais
Em primeiro lugar, a relação entre pais e a escola começa a partir do acolhimento.

Além da mensagem de convite para a reunião, outra etapa fundamental para uma reunião que encantará as famílias é enviar a pauta do encontro pelo app agenda escolar – ou outro canal de comunicação se sua instituição não conte com a solução. Isso ajuda a alinhar as expectativas.

Os momentos de encontro presencial com as famílias, às vezes, são raros, então aproveite para fazer uma recepção afetiva e hospitaleira.

5. Prepare um roteiro para a reunião de pais

Com a reunião agendada e com as famílias engajadas para o encontro, chega a hora de planejar a reunião de pais.

Incentivar a participação e conseguir manter o foco, sem o risco de desvio dos principais pontos a serem discutidos, são grandes desafios.

É importante deixar claro o roteiro do encontro, assim as metas centrais não são perdidas e a reunião não se torna cansativa e improdutiva.

Para valorizar a participação da família e fazer com que ela engaje na reunião, a dica é preparar uma boa dinâmica para reunião de pais! Essa atividade vai deixar o clima mais leve e os responsáveis ficarão mais à vontade. 

Outra ideia interessante é aproveitar a reunião para expor o trabalho dos alunos. Se por um lado, os pais ficam orgulhosos das criações dos filhos, por outro, os filhos se sentem estimulados a produzir algo que será visto por sua família.

Faça observações sobre o que foi aprendido no período, principais conquistas e desafios da turma e tenha clareza na hora de transmitir e explanar informações.

A dinâmica de grupo deve prevalecer, uma vez que todos estarão ansiosos para saber e debater o desempenho dos alunos. Posteriormente, pode-se realizar o atendimento dos pais interessados em uma conversa individual.

6. Avalie a eficácia e o nível de satisfação com o encontro

O processo de planejamento e organização de reuniões de pais precisa ser encarado como um processo de aprendizado.

Para aprimorar de forma contínua a dinâmica dos encontros e o atendimento aos familiares, é importante mensurar a satisfação dos presentes sobre a ocasião.

Escolas que contam com uma solução de comunicação escolar como o ClassApp podem fazer o envio de questionários via aplicativo, levando simplicidade e praticidade para a avaliação do encontro.

O questionário pode ser preenchido no fim do evento, enfatizando a importância do mesmo para o aprimoramento das reuniões.

A partir dos resultados, será possível analisar os impactos do encontro e observar a impressão dos pais sobre o diálogo que foi estabelecido.

Outro benefício é de entender as pautas importantes a serem tratadas nos próximos eventos.

Por fim, é interessante enviar para os pais a ata da reunião, que pode ser enviada tanto para quem compareceu quanto para os que não puderam comparecer. Se usou uma apresentação ou vídeo, compartilhe com as famílias também.

Organizar e conduzir reuniões produtivas é um passo importante para estabelecer o contato efetivo entre pais e educadores, e manter o encantamento das famílias.

Promover este engajamento permite à escola criar um ambiente mais agradável aos alunos e, consequentemente, obter os melhores resultados e crescimento.

Reunião de pais que realmente encanta

As reuniões são a maior oportunidade que a sua escola tem de se aproximar dos pais, mostrando os resultados obtidos e compartilhando as experiências dos alunos com eles.

O tempo dos pais e de cada colaborador da escola é extremamente valioso, por isso o planejamento e a boa execução da reunião são essenciais. Cada minuto da reunião deve ser usado de maneira proveitosa e fazer com que as famílias sintam-se acolhidas pela escola.

Como vimos no artigo, a comunicação efetiva com as famílias faz toda a diferença para reuniões que realmente encantem os pais. Contar com um parceiro como o ClassApp vai apoiar a sua escola a ter assertividade no relacionamento com as famílias.

Aprimore suas reuniões de pais e encante a todos com a ajuda da ClassApp. Descubra como nossa solução de comunicação escolar pode tornar suas reuniões mais eficientes, envolventes e produtivas.

Clique aqui para conversar com um de nossos especialistas e descubra como encantar os pais em suas próximas reuniões.

Leia também

Conteúdos gratuitos