Saiba como sair da zona de conforto e inovar na forma de ensinar

Escola em Movimento > Blog > Arquivo Aplicativo Escolar > Saiba como sair da zona de conforto e inovar na forma de ensinar

Saiba como sair da zona de conforto e inovar na forma de ensinar

Postado por: admin
Categoria: Arquivo Aplicativo Escolar
Saiba como sair da zona de conforto e inovar na forma de ensinar

Nas últimas décadas, diversas instituições de ensino têm se modernizado ao adotar novas metodologias e ferramentas pedagógicas. Muitas estratégias inovadoras estão revolucionando a forma de ensinar, aumentando a interatividade em sala de aula, despertando o interesse dos estudantes e gerando resultados positivos na aprendizagem.

Para ficar por dentro das novas tendências de ensino, sair do lugar comum e inovar na realização das suas aulas, continue lendo nosso artigo e descubra como a tecnologia pode te ajudar a otimizar o rendimento dos seus alunos:

Computação em nuvem

A computação em nuvem está modificando a maneira como os usuários de internet compreendem a informática e a comunicação. Através da chamada cloud computing, é possível armazenar dados, editar materiais e acessar arquivos a qualquer hora e em qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet.

Na escola, a computação em nuvem tem sido usada amplamente. Algumas das possibilidades de emprego dessa tecnologia na forma de ensinar são:

  • Desenvolvimento de trabalhos colaborativos e compartilhamento de atividades entre as turmas.
  • Criação de portfólios individuais online, que podem servir de registro do trabalho dos estudantes, além de facilitar a participação dos pais no processo de aprendizagem.
  • Criação de ambientes virtuais de ensino, como grupos de estudo online e fóruns de discussão.
  • Divulgação de blogs educacionais e recursos de pesquisa aprovados pela escola.

Dispositivos móveis

Hoje em dia, além de adultos e adolescentes, cada vez mais crianças possuem tablets e smartphones. Em muitos casos, esses aparelhos roubam a atenção dos educandos. No entanto, é possível transformá-los em aliados da educação quando professores e gestores usam os dispositivos móveis de forma planejada, planejando a forma de ensinar.

Tablets e smartphones podem ser usados na escola a favor do aprendizado, por exemplo, para fazer pesquisas rápidas, ler ebooks ou utilizar apps educativos.

Aprendizado baseado em jogos

Gamification, “gamificação” ou “educação gamificada” é o processo de aprendizagem lúdica, baseada em jogos. Essa metodologia ganhou força nos últimos anos e tem se mostrado uma excelente maneira de inovar o processo de ensino-aprendizagem.

Através de desafios, rankings, incentivos e premiações, os jogos são capazes de aumentar a atenção e engajamento dos alunos. Os jogos também ajudam a melhorar a disciplina, promover a interação entre os estudantes e potencializar a motivação da turma. Como se não bastasse, os games fornecem ainda subsídios precisos para avaliar o desempenho dos alunos.

Ambientes Personalizados de Aprendizagem

Inovadores também são os chamados Ambientes Personalizados de Aprendizagem. Esses ambientes consistem num conjunto de recursos como aplicativos, jogos, vídeos, mídias sociais, aparelhos eletrônicos, dentre outras ferramentas selecionadas de acordo com as especificidades de cada estudante, levando em consideração seu ritmo de aprendizagem, potencialidades e limitações.

Uso de um aplicativo escolar tem também melhorado os resultados nas escolas, com uma maior aproximação dos pais.

Lousa digital

A lousa digital é uma alternativa extremamente interessante de substituição dos velhos quadros negros e mesmo das não tão antigas lousas brancas. Com ela, é possível projetar imagens, vídeos, propor atividades interativas, acessar recursos online e até disponibilizar o conteúdo digital para o aluno sem que ele precise necessariamente copiá-lo à mão.

E você, está disposto a modernizar a sua escola? Já conhecia alguma dessas novidades tecnológicas? Compartilhe suas dúvidas e experiências conosco através dos comentários.