Tecnologia e educação: vamos pensar em soluções?

Escola em Movimento > Blog > Arquivo Aplicativo Escolar > Tecnologia e educação: vamos pensar em soluções?

Tecnologia e educação: vamos pensar em soluções?

Postado por: admin
Categoria: Arquivo Aplicativo Escolar
Tecnologia e educação: vamos pensar em soluções?

Nós vivemos na era da inovação, e a tecnologia e educação estão cada vez mais sintonizadas entre si. Em um mundo onde tudo fica a um clique, e onde os professores por vezes tentam — às vezes sem sucesso — disputar a atenção de um aluno com o seu smartphone, é necessário ser criativo.

Proibir é inviável. Por vezes, isso poderá gerar insatisfação nos alunos, garantindo então um público cada vez menor em suas aulas.

Entretanto, existe algo que pode ser feito. Para aqueles que nunca imaginaram, que tal ter a tecnologia e educação como aliadas? Pensando nisso, resolvemos elaborar aqui algumas dicas para que você profissional da aula da educação, possa se aproveitar dela. Vamos lá?

Fazendo mais do que nunca em sala de aula

Segundo pesquisas realizadas com professores, a adoção da tecnologia nas salas de aula possibilitou que se fizesse muito mais do que era feito anteriormente. Crianças e adolescentes têm facilidade e propensão a aprender a lidar com tecnologias, e utilizar deste meio para dar suporte ao ensino, garantem um maior aprendizado e fixação de conteúdo por parte do aluno.

Plataformas de ensino, tais como as existentes nos dias de hoje, como o  Khan academyduolingo, entre outras, são o começo do que está por se moldar no futuro. As possibilidades são muitas. Com o uso constante, os próprios alunos passam a compartilhar conhecimento com colegas de sala que têm mais dificuldade em determinados assuntos.

Como os alunos tem imensa facilidade em lidar com conteúdos na plataforma digital, seria ainda mais fácil se a escola propicia este ambiente favorecendo o aprendizado.

É preciso suporte e apoio da escola como um todo

Considerando que a tecnologia e a educação estão em constante processo de evolução, é preciso que a escola ofereça suporte e infraestrutura. Isto é essencial tanto para professores quanto para alunos, para que o processo discorra de forma funcional. É importante que a escola tenha capacidade de se manter atualizada, caminhando lado a lado com a tecnologia, e não na direção contrária.

Facilidade de manter contato com os pais

Tão importante quanto a educação dos alunos, é a comunicação entre pais e professores. Para que ambos estejam alinhados existem diversos aplicativos para smartphones, que já foram adotados por muitas escolas e que ajudam os pais a monitorarem os filhos, manter contato com os professores, marcarem reuniões, entre outros. Tudo isso visando maior facilidade no processo educacional dos alunos. A Escola em Movimento é uma dessas soluções que facilitam o contato com os responsáveis.

Auxílio na gestão escolar

Assim como qualquer empresa, escolas também são organizações, mas organizações que oferecem educação. Como empresa, o quão melhor forem seus sistemas de gestão, mais fácil será gerenciar tudo. Isso garante para a escola os melhores resultados. Para diretores, ou gestores das escolas, a adoção de sistemas informatizados para o gerenciamento pode ajudar muito. O controle dos aspectos financeiros, contábeis, processos, pontos de professores, avaliações, entre outros são facilitados.

A era da informática veio para facilitar a vida das pessoas, mas com seus benefícios pode juntamente trazer alguns pontos negativos. Nada que não possa ser contornado com a escola tomando as medidas corretas, bastando apenas boas práticas de gestão, capacidade e vontade de inovação. E aí, já tentou ter a tecnologia e educação como aliadas para melhorar os resultados em sua escola? Deixe seu comentário, e compartilhe suas experiências!