Agenda Digital: Aprenda a Usá-la Para Aproximar Família e Escola

Agenda Digital: Aprenda a Usá-la Para Aproximar Família e Escola

Posted by: admin
Category: Arquivo Aplicativo Escolar

A parceria dos pais com a escola causa um grande impacto no aprendizado dos alunos.

Os alunos se sentem mais estimulados e têm melhores resultados quando os pais se envolvem e se interessam pelo o que as crianças vivem na escola.

Você pode estar pensando: “Mas o que posso fazer para que as famílias se interessem e participem mais?”

Como para a maioria das perguntas complexas, não existem respostas simples e rápidas.

No entanto, há várias boas práticas a serem adotadas. A principal delas, sem dúvidas, é ter uma boa comunicação com as famílias.

Uma boa comunicação naturalmente estimula o relacionamento.

As consequências de uma boa relação da escola com os familiares vão desde a melhora do aprendizado, a maior retenção de alunos. Motivos por si só mais que suficientes para dedicar energia a isso, não concorda?

A boa notícia é que as novas tecnologias podem ajudar muito a atingir esse objetivo.

Ao trocar a agenda de papel por uma agenda digital, as escolas ganharam mais um aliado para terem um melhor relacionamento com os pais.

Afinal, a comunicação não está mais limitada a páginas, e pode ser muito mais ampla.

Novas possibilidades foram abertas com a tecnologia, e com isso as escolas estão aprendendo a como trazer os pais para perto do ambiente escolar.

Quando os alunos percebem que o que vivem na escola têm valor para os pais, eles passam a se interessar e se engajar mais nas atividades propostas pela escola.

Conforme mostramos no artigo A importância da parceria entre pais e escola para um bom rendimento escolar dos filhos, essa parceria é tão fundamental que especialistas do mundo inteiro têm procurado maneiras de fortalecê-la.

Abaixo, damos ideias infalíveis para que a sua escola use a tecnologia de forma inteligente, e então consiga fortalecer a parceria com os pais. Confira!

Conscientize os pais sobre a importância parceria

Você acredita que os pais estão cientes de todos os benefícios que o envolvimento deles na vida escolar dos filhos pode trazer? Se eles já sabem disso, excelente!

No entanto, sabemos que a realidade nem sempre é tão simples.

Logo, busque ter um trabalho de conscientização. Este é um tipo de energia que vale a pena sua escola gastar.

Pense que as consequências de uma proximidade na relação com os pais são mesmo maravilhosas para a sua escola, para os alunos e para os responsáveis.

Primeiro, porque sabemos que os resultados dos alunos melhoram, o que é algo de total interesse de todos os educadores.

Segundo, que eles estando engajados, é um claro sinal que tendem a permanecer como parceiros da instituição. A participação ativa vai ajudar na taxa de retenção de alunos.

Use a agenda digital para enviar conteúdos interessantes do dia a dia escolar.

Teve alguma apresentação dos alunos? Compartilhe informações sobre, assim, quando o aluno chegar em casa os pais já estarão cientes e poderão abrir diálogos construtivos sobre o assunto em questão.

Aproveite também o contato presencial com eles para sensibilizá-los sobre o assunto. Realizar palestras com especialistas também pode valer muito a pena.

É importante também deixar claro que a escola está muito ciente do que é papel dos pais e o que é papel da instituição. O foco é apenas fazer com que os alunos tenham os melhores resultados possíveis.

Aplicativo que conecta pais, alunos e colaboradores
Moldando a parceria com os pais

É importante entender o que os pais pensam. E, ao ter uma ferramenta de agenda digital isso fica muito mais fácil. Afinal, pode criar enquetes e pesquisas para avaliar e ouvir os pais sobre assuntos diversos.

No site da Surveymonkeys, uma empresa de desenvolvimento de pesquisas, há insights muito interessantes para que a escola faça questionários que identifiquem o cenário atual em que se encontram. O estudo foi feito em parceria com o Dr. Hunter Gehlbach, da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard.

Traduzimos estes questionários, você pode baixá-los aqui. 

O uso dos dados da pesquisa vai ajudar a entender o nível de envolvimento dos pais e ajudar a definir metas e compreender o que funciona e o que não funciona na interação com eles. Lembramos que as escolas têm cenários distintos e suas próprias particularidades, por isso a realização das pesquisas pode ajudar muito.

O Surveymonkeys disponibiliza os questionários já prontos (disponíveis apenas na versão em ingês), para que as escolas captem informações importantes sobre os seguintes assuntos:

  • Qual é o suporte que os alunos têm em casa?
  • Quais hábitos desenvolvidos pelos alunos moldam seu sucesso?
  • Em que medida os pais estão envolvidos na educação de seus filhos e quais são as possíveis barreiras?
  • Em que medida os pais se sentem confiantes para apoiar a educação de seus filhos?
  • Como os pais veem a escola com relação aos padrões acadêmicos e sociais?
  • Em que medida a grade curricular, o ambiente social e a estrutura organizacional da escola atendem às necessidades dos alunos?
  • Como os pais veem suas próprias funções e as funções dos professores com relação a diferentes aspectos da educação de seus filhos?

Ao realizar pesquisas do tipo, sua instituição estará pronta para elevar o nível da parceria, pois saberá identificar bem os pontos de melhora e conhecer melhor cada um deles.


Tenha sempre um canal de diálogo aberto com os pais

Se a sua escola entende a importância da parceria com os pais, logo sabe também que, para que exista uma boa relação com eles, é necessário estar aberto ao diálogo.

É comum algumas pessoas acharem no momento da implantação de uma agenda digital que o contato vai ser feito o tempo todo. Como é no whatsapp, nas redes sociais, e que isso vai acabar atrapalhando mais do que ajudando.

No entanto, com os canais de atendimento, a lógica é diferente, porque o usuário abre o chamado e esse ticket é enviado para os atendentes responsáveis. Por isso, é necessário que a instituição tenha diferentes canais, para que as mensagens dos pais sejam direcionadas às pessoas certas.

Quais são os assuntos que os pais mais comumente entram em contato? Segunda via de boleto? Dúvida com os professores? Solicitação de algum documento?

Assim, o atendimento tende a ser mais rápido, o que, é claro, deixa os responsáveis mais satisfeitos.

Interessante também é ter um canal “Sugestões, críticas ou elogios”, assim sua escola pode ouvi-los e terá informações preciosas para conseguir melhorar processos.

 

"A educação não pode ser delegada somente à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre". Içami Tiba

Módulo NPS: Descubra quem são os pais insatisfeitos com a sua escola

Ao usar a Agenda Digital da Escola em Movimento, é possível saber quem são os pais insatisfeitos, e quem são os que estão satisfeitos e estão indicando a sua escola para os outros.

Com o módulo NPS, todos os atendimentos feitos no app serão avaliados ao serem concluídos.

O usuário dá uma nota de 0 a 10 em relação a sua satisfação com aquele atendimento. E com isso, sua escola terá métricas muito valiosas para entender o cenário de satisfação.

Com o módulo NPS (clique aqui para entender como funciona), é possível saber quem são os que falam mal da sua escola, quem são os neutros, e quem são os que te promovem.

Com essas informações, sua escola pode encontrar maneiras para melhorar o atendimento, buscar dialogar com as famílias insatisfeitas, e trabalhar em parceria com os promotores para atrair novos alunos.

Demais, não é mesmo?

Envie pagamentos pela Agenda Digital

Sabemos o quanto as tecnologias facilitaram a nossa vida quando o assunto são os pagamentos do dia a dia.

Afinal, deixar de pegar uma fila e ter que ir a uma agência bancária para resolver tudo no celular é sensacional, concorda?

Essa simplicidade chegou também à agenda digital das escolas, com o Escola Pag!

É possível criar pagamentos e enviar pelo aplicativo, os pais podem pagar via boleto ou cartão de crédito. Saiba tudo sobre o Escola Pag clicando aqui.

 

Use o Diário de Turma e otimize o tempo dos colaboradores

Print do Diário de TurmaEspecialmente na Educação Infantil, o módulo Diário de turma é praticamente indispensável.

Com essa funcionalidade, que permite o envio de mensagens da rotina escolar com agilidade, sua escola pode aumentar a qualidade do que é compartilhado com os pais.

Detalhes sobre a rotina fisiológica, alimentação, lição de casa, entre outros.

Ao receber informações detalhadas sobre o dia a dia na escola, os pais se sentem mais próximos e tendem a colaborar mais. Até mesmo para ajudar nos deveres de casa, e participar mais dos eventos.

Marque todos os eventos no calendário e crie lembretes

Sem entrar nos detalhes de porque isso aconteceu, mas já percebeu que antes era mais fácil gastar rotas/números de telefone entre outras informações?

Hoje, que temos tecnologia que não nos obriga a decorar, na maioria dos casos não mais salvamos na mente este tipo de informação.

Se não guardamos detalhes bobos, é melhor não contar que os pais vão guardar as datas das reuniões, festas juninas…

Já no início do ano, procure salvar nos diferentes calendários da agenda digital todos os eventos, configurando também os lembretes.

Assim os pais podem se planejar e o engajamento tende a ser maior.

Melhore o trânsito na saída dos alunos

Se o trânsito na saída dos alunos fica complicado no entorno da escola você precisa usar o Estou Chegando.

Por meio dessa funcionalidade, os pais avisam que estão a caminho da escola, e então sua escola consegue liberar as crianças na hora certa, diminuindo o tempo de espera e o trânsito no entorno da escola.

Além disso, é possível que os pais cadastrem pelo app outras pessoas para buscarem as crianças, o que gera mais conforto e satisfação.

Com uma funcionalidade assim você gera mais valor para os pais, portanto, eles ficam mais satisfeitos.

Saiba mais sobre o Estou Chegando 

Envie fotos bonitas do dia a dia da escola

Poucos elementos despertam tanto encantamento com boas fotos. Já parou para pensar quanto tempo as pessoas passam hoje em dia em seus smartphones vendo imagens nas redes sociais?

Fotos ilustrativas.

E já imaginou o tanto que uma família pode gostar de receber e poder guardar imagens de momentos importantes dos alunos na escola?

É algo até difícil de mensurar o valor. A tecnologia permite compartilhar essas fotos com muita agilidade, logo, aproveite para usar a agenda digital para encantar os pais!

Integre seu sistema de gestão à agenda digital

Unir todos os sistemas em um só é algo que agrega valor não somente aos pais, como para toda a escola. Assim, todas as informações podem estar concentradas em um mesmo dispositivo.

Mais praticidade e mais conforto para todo mundo. Afinal, informações de notas e ocorrências podem estar facilmente acessíveis. E sabemos o quanto é importante que os pais estejam por dentro dessas informações.

Habilite o botão curtir nos comunicados enviados

Curtir e responderAo enviar a mensagem pela agenda digital, o colaborador tem a opção de habilitar o botão “Curtir” para que os usuários do App possam reagir ao comunicado.

Para o usuário do App, o botão “Curtir” é idêntico ao das redes sociais, conforme imagem ao lado. Sabe porque o botão curtir foi fundamental para as redes sociais? Porque com ele as empresas puderam saber do que você gosta, e com isso te direciona posts semelhantes.

A vantagem é que a sua escola agora pode fazer o mesmo usando o aplicativo.

A opção vai permitir identificar os tipos de conteúdo que mais fazem sucesso com seu público alvo. Após o envio da mensagem, você pode acompanhar em “Histórico de mensagens” quantas pessoas curtiram e visualizaram o comunicado.

Você pode direcionar toda a comunicação com métricas de engajamento. Afinal, conhecendo bem o perfil dos pais, suas chances de ter uma comunicação efetiva aumentam muito.

E aí, pronto para colocar as dicas em prática? Monte já um plano de ação para conseguir aproximar ainda mais os pais da escola usando a agenda digital!