NPS: O segredo para medir a satisfação dos pais e melhorar a retenção de alunos

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NPS: O segredo para medir a satisfação dos pais e melhorar a retenção de alunos

O que é o NPS e como este índice pode ajudar sua escola?

Você sabe o quanto os pais dos alunos estão satisfeitos com a escola? De 1 a 10, qual seria a expectativa da nota média entre todos eles?

Um método simples  para que a escola tenha uma métrica precisa sobre a satisfação dos pais é o NPS (Net Promoter Score).

O índice é calculado a partir da resposta para a pergunta:  “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa escola para um amigo?”

Os que responderem com notas de 0 a 6 são considerados detratores. De 7 a 8, como neutro. De 9 a 10, são tidos como os promotores, aqueles que vão trazer mais alunos para a sua escola, porque estão levando a satisfação deles adiante.

O NPS é calculado pela subtração pela porcentagem dos clientes Promotores (%) menos (-) os Detratores (%). Avaliando este índice da instituição, a sua escola pode identificar situações de insatisfação e corrigi-las, antes que os alunos não estejam mais matriculados na instituição. 

Como a Escola em Movimento vai ajudar a sua escola a medir a satisfação dos pais?

Há dois anos a Escola em Movimento lançou os Canais de Atendimento para que as escolas organizassem e conseguissem otimizar os atendimentos aos pais. Agora, todos estes atendimentos podem ser avaliados e a escola vai ter acesso às métricas de satisfação.

Ou seja, finalizado o atendimento, o pai tem a opção de avaliar de 0 a 10 a qualidade deste atendimento. E a escola tem mais números para entender a percepção dos pais sobre os serviços que ela oferece.

 

Com o novo módulo de NPS na ferramenta, a escola terá  acesso a relatórios com Score NPS, número de detratores, neutros, promotores, solicitantes únicos, solicitações, avaliações e o tempo de duração médio dos atendimentos.

 

No sistema estará visível a evolução do NPS ao longo do tempo em um gráfico. Sendo possível ver o NPS para cada semana e para o acumulado de cada período.

E mais:

  • Acesso a gráficos  segmentados por categorias, sendo eles os detratores, os neutros e promotores.
  • Acesso a gráfico comparando o total de avaliações e solicitações ao longo das semanas. Pode ser usado para avaliar a aderência a essas funções por parte dos clientes.
  • Índice de duração média dos atendimentos, dividida em cinco grupos (menos que 1h, de 1 a 8h, de 9 a 24h, de 25 a 48h e mais que 48h).
  • Acesso a listagem de detratores.
  • Análise dos números por unidade e série.