5 dicas para usar melhor seu aplicativo escolar

Escola em Movimento > Blog > Arquivo Aplicativo Escolar > 5 dicas para usar melhor seu aplicativo escolar

5 dicas para usar melhor seu aplicativo escolar

Posted by: admin
Category: Arquivo Aplicativo Escolar
5 dicas para usar melhor seu aplicativo escolar

Ter um bom app de comunicação escolar não é garantia que a comunicação com os pais vai ser feita da melhor maneira possível. Ter a estratégia correta, engajar os profissionais da escola, conectar todos os pais, tudo isso faz parte do processo.

Ao chegar no ponto ideal, a escola pode enviar conteúdos aos pais com muita agilidade e aumentar o engajamento deles em todas as ações na escola. Isso pode refletir desde ao índice de inadimplência até na participação dos responsáveis nas reuniões e demais eventos da escola.

Bom uso de um app de comunicação escolar aproxima os pais do dia a dia escolar. Foto: Reprodução.

Preparamos algumas dicas para que o uso do aplicativo do colégio seja potencializado, que tal? Confiram abaixo!

Use e abuse das mensagens prontas

Sabe aquelas mensagens sobre a rotina escolar que todos os dias são as mesmas? Seja sobre a alimentação, rotina fisiológica, ou desempenho em sala de aula.

Não dá um trabalho tremendo escrever com todos aqueles detalhes as informações na agenda? Usando um app de comunicação como o da Escola em Movimento, é possível determinar modelos de mensagens prontas para o envio aos pais.

É muito simples: a equipe da escola define quais são os tipos de mensagens mais comuns para serem enviadas aos pais e configura esses modelos no sistema.

Exemplo, em um cardápio de uma refeição feita na escola, o profissional só precisa preencher o quanto a criança comeu de cada item. Em seguida, o pai recebem a informação em uma mensagem de texto.

O uso das mensagens prontas garante que o tempo seja muito otimizado, e então professores, coordenadores e demais possam se concentrar mais em outras atividades.

Tenha uma agenda de eventos com datas bem definidas

O uso de um app de comunicação escolar permite criar calendários distintos e compartilhar com os usuários. Quando a escola tem um calendário de eventos bem definido, já pode compartilhar com todos pais logo no início do ano letivo para que eles fiquem atentos às próximas datas.

É possível até mesmo criar lembretes personalizados para reuniões, provas ou outras datas.

Com a agenda de eventos no aplicativo, a chance de participação se torna então maior. Quanto mais engajamento dos pais nas atividades da escola, melhor o relacionamento, o que permite melhor sintonia e melhores resultados para os alunos.

Compartilhe imagens e vídeos do dia a dia escolar

Os pais amam receber fotos e vídeos do dia a dia dos alunos! Para eles, parece ser uma demonstração de cuidado por parte da escola, um sinal de preocupação em fazer com que ele se sinta inserido nesta fase importante da vida dos filhos.

Além disso, quando a escola opta por enviar esses arquivos, os pais podem salvar os arquivos no celular. É a garantia que os responsáveis têm que essas memórias não vão se perder com o tempo.

Coloque os alunos como usuários do aplicativo

No caso de alunos em séries mais avançadas, principalmente já no ensino médio, não há solução melhor do que colocar os estudantes como responsáveis por eles mesmos. Assim, eles podem se conectar ao aplicativo da escola e receber conteúdos personalizados.

Que tal enviar ao aluno um link de um vídeo complementar à aula seguinte?

Ou enviar um texto para leitura sem precisar de xerox? Os celulares são usados em todos os momentos, principalmente pelos mais jovens. Então aproveitar o altíssimo engajamento deles com o smartphone é uma ótima ideia.

Assim, o professor pode ter um contato fácil e rápido com os alunos, estimulando-os a se prepararem melhor para aulas e provas. E, claro, cobrar deles quando necessário.

Use o app como uma ferramenta de marketing da escola

Muitas escolas, antes de adotar um app de comunicação escolar, já usam o email marketing e as redes sociais para divulgar as ações da escola.

No entanto, segundo estudos, usando o email dificilmente vão conseguir uma taxa de leitura superior a 40%. No facebook, a rede social mais usada, dificilmente este percentual vai passar de 10% sem anúncios pagos.

Por que não utilizar o aplicativo, onde todas as mensagens enviadas podem ser lidas?

O aplicativo é o meio ideal de fazer com que todos os conteúdos enviados pela escola sejam de fato vistos pelos pais. Assim, a escola pode usar a ferramenta para estreitar laços e fortalecer sua marca. Aquele conteúdo que antes era postado só nas redes sociais, ou disparado por email, pode ir em poucos cliques para todos os pais.